UFVJM integra carta internacional sobre proteção das turfeiras brasileiras após a COP30
Participação da UFVJM reforça liderança institucional na conservação ambiental e na agenda climática global.
Participação da UFVJM reforça liderança institucional na conservação ambiental e na agenda climática global.
A professora Cristiane Kaitel, da UFVJM, representou a instituição em um evento internacional na ONU, em Nova York, destacando pesquisas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela participou de painéis e reuniões que discutiram práticas sustentáveis e o fortalecimento de saberes indígenas e comunitários. Essa atuação reforça a presença global do PPGCH e promove a integração de ações voltadas à sustentabilidade e ao “Bem Viver”.
A PRPPG visitou o Campus Janaúba entre 11 e 13 de maio de 2025 como parte das ações estratégicas para fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na UFVJM. Durante a visita, foram realizados encontros com docentes e técnicos, além de reunião híbrida do CPPG. A iniciativa visa integrar os campi, levantar demandas e promover parcerias transdisciplinares.
Aprovado pela CAPES, o PPGPSDR, no Campus Mucuri, tem como finalidade formar docentes e profissionais qualificados para graduação e pós-graduação, além da formação de profissionais de diversas áreas, com base em uma produção de conhecimento crítico alinhada às demandas regionais e conectada aos debates nacionais.
O livro reúne dissertações (65) desenvolvidas no mestrado Saúde, Sociedade e Ambiente no quadriênio 2021/2024, destacando suas contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto regional e nacional das nossas pesquisas.
O curso reúne alunos de graduação e pós-graduação, fomentando a divulgação científica e aprimorando a qualificação acadêmica. O evento destaca a participação de estudantes de diversas áreas.
A PRPPG anuncia a retomada do número original de bolsas de Iniciação Científica e um aumento significativo no valor concedido, reforçando o apoio aos estudantes e incentivando a pesquisa científica.
Aprovado pela CAPES, o PPGCTI, no Campus Janaúba, tem como objetivo formar mestres com sólida base interdisciplinar. Com foco no desenvolvimento sustentável, o programa integra temas como inovação tecnológica, gestão e inclusão social, fortalecendo a pesquisa e a equidade regional e nacional.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG/UFVJM divulga critérios para concessão de bolsas de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG
O laboratório LIPEMVALE já realizou mais de 25 mil análises elementares desde 2013, contribuindo significativamente para pesquisas e projetos acadêmicos. Com parcerias nacionais e internacionais, o laboratório destaca-se pelo seu papel no mercado de créditos de carbono e pela relevância na preservação ambiental.
A UFVJM teve duas propostas aprovadas pela CAPES para ofertar mestrado (Minter) e doutorado (Dinter) em parceria com o IF Baiano, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura no Nordeste.
O Grupo Agrime da UFVJM realizou o 1º SIMC, debatendo modelagem ecológica e mudanças climáticas. O evento contou com renomados pesquisadores nacionais e internacionais e promoveu um intercâmbio valioso de conhecimentos.
O doutorando Marinaldo Loures Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, destacou-se no 53º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA).
Eventos acadêmico-científico-cultural que ocorrerão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Janaúba, entre 02 a 06 de setembro de 2024
O Curso será coordenado pela UFVJM em associação com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)