Notícias
CAPES aprovou o mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação, no Campus Janaúba.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPGCTI) é o mais novo programa de pós-graduação da UFVJM, no Campus Janaúba, aprovado pela CAPES.
A comissão de trabalho foi composta pelos professores Elém Patrícia Alves Rocha, Fernanda Guerra Lima Medeiros Borsagli, Fidel Edson de Souza, Max Pereira Gonçalves, Paulo Alliprandini Filho e Welyson Tiano dos Santos Ramos, da UFVJM.
O Programa terá seu Mestrado Acadêmico na área Interdisciplinar, com duas linhas de pesquisa principais: "Ciência e Tecnologia dos Materiais" e "Engenharia, Sociedade, Tecnologia e Gestão" com o objetivo de formar mestres com uma sólida base interdisciplinar em ciência e engenharia, capacitando-os para gerar conhecimento científico e promover inovações tecnológicas e de gestão, em temas relacionados a materiais, recursos naturais, meio ambiente, ensino, questões sociais e saúde, visando primariamente o desenvolvimento regional sustentável, com o foco primário a promoção do desenvolvimento regional sustentável.
Foto: Campus Janaúba
O público-alvo do programa abrange graduados nas mais diversas áreas do conhecimento, em nível regional, nacional e internacional, oferecendo uma formação que estimula uma postura profissional mais ativa, crítica, ética, humanista, independente e cooperativa. Além disso, o curso busca aprimorar habilidades de liderança e a compreensão de contextos políticos, sociais e econômicos nos âmbitos local, regional, nacional e global.
Para alcançar esse propósito, as disciplinas foram cuidadosamente planejadas para integrar conhecimentos entre as diferentes linhas de pesquisa, proporcionando uma visão abrangente sobre o tema central do curso: "Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Social Sustentável: Implicações Interdisciplinares e Estratégias para a Promoção da Equidade".
Ao concluir o mestrado, os egressos estarão capacitados para elaborar relatórios técnicos, artigos científicos, patentes, entre outros, e para analisar criticamente políticas existentes relacionadas a ações afirmativas e inclusão. Dessa forma, poderão identificar forças, limitações e impactos dessas políticas sobre grupos historicamente marginalizados, contribuindo de forma efetiva para a promoção da equidade e para o avanço sustentável da sociedade.
A PRPPG parabeniza a todos os envolvidos no processo!