Notícias
Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPGCH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é convidada a participar em evento internacional na sede da ONU em Nova York
A professora Cristiane Kaitel, docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPGCH) da UFVJM, participou como representante institucional de um evento internacional realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O encontro integrou a agenda oficial da Iniciativa “Harmony with Nature”, promovida pelo Conselho de Tutela da ONU, e reuniu especialistas independentes, representantes de governos, sociedade civil, comunidades indígenas, universidades e agências do sistema ONU.
Durante o evento, a professora Cristiane apresentou um relatório com destaque para pesquisas em desenvolvimento no âmbito do PPGCH que dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A sua participação representou um importante marco para a visibilidade internacional do Programa e para o fortalecimento do papel da UFVJM no cenário global de promoção de estilos de vida sustentáveis e abordagens holísticas de desenvolvimento.

Foto: Cristiane Kaitel
A fala da docente integrou o painel “Promoting sustainable lifestyles and holistic approaches in harmony with nature”, que discutiu práticas e desafios associados à implementação da Agenda 2030, com foco em políticas públicas, estruturas de governança e valorização de saberes diversos — especialmente os conhecimentos indígenas e comunitários.
Além da presença no plenário do Conselho de Tutela ao lado de lideranças como Diego Pacheco, representante do Estado Plurinacional da Bolívia, e Marcus Vinicius Bellizzi, organizador da reunião, a professora também participou de reuniões de trabalho preparatórias e de planejamento do Programa Harmony with Nature, com vistas à construção de estratégias para o próximo ciclo de ações da iniciativa.
A atuação da professora Cristiane Kaitel nesse contexto internacional é uma ação de destaque do PPGCH e reforça o impacto regional e institucional das pesquisas desenvolvidas na UFVJM. A iniciativa também abre caminhos para o mapeamento de projetos na universidade que possam contribuir para a promoção do paradigma do “Bem Viver” e da sustentabilidade em harmonia com a natureza.