Perguntas Frequentes
O Enade é obrigatório?
Sim. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Sem ele o estudante habilitado não conclui o curso, não cola grau e não tem o seu diploma expedido.
Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pela Coordenação do curso, para realização do Exame. Portanto, se você foi inscrito para o Enade, precisa fazê-lo para obter a situação regular e conseguir realizar a sua colação de grau.
Estou inscrito no Enade, o que devo fazer?
- Ler atentamente o Edital que regulamenta o Enade, para ter conhecimento das informações, além de ficar atento ao cronograma e datas para a realização de cada ação de sua responsabilidade.
- Realizar a prova no dia previsto no cronograma do Edital correspondente.
- Acessar o Sistema do INEP e preencher o cadastro e os instrumentos de avaliação:
- Sistema Enade (estudantes bacharelados) - https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index
- Sistema PND (estudantes Licenciaturas) - https://pnd.inep.gov.br/pnd/
- Sistema Enamed (estudantes Medicina) - https://enamed.inep.gov.br/enamed/
Importante: Em caso de solicitação de dispensa de prova, nas situações previstas na legislação, o estudante de todos os cursos deverão fazê-la por meio de acesso ao Sistema Enade
Como verifico se estou regular perante o Enade?
Consulte abaixo os relatórios de estudantes em situação regular perante o Enade, desde 2004 até o ano vigente. Se o seu nome consta no relatório, significa que sua participação naquela edição específica encontra-se devidamente regularizada.
Relatórios de regularidade Enade