Comissão de Ética no Uso de Animais

Conheça estrutura e funções da CEUA na UFVJM

ATENÇÃO!

PERÍODO DE RECESSO DA CEUA: 13/07/2020 A 11/08/2020

A Comissão de Ética em Pesquisa no Uso de Animais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri informa que estará em recesso entre 13/07/2020 e 11/08/2020. Comunica que a primeira reunião após o recesso está prevista para o dia 12 de agosto de 2020.

A Comissão de Ética no Uso de Animais da UFVJM é uma instância colegiada, constituída pela instituição em respeito às normas da Lei nº 11.794, de outubro de 2008. A Comissão tem caráter multi e transdisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área da saúde, das ciências agrárias e biológicas, e um representante da associação protetora dos animais.

São atribuições da Comissão:

• cumprir e fazer cumprir, no âmbito de suas atribuições, o disposto na Lei 11.794 e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais para ensino e pesquisa, especialmente nas resoluções do CONCEA;
  • examinar previamente os procedimentos de ensino e pesquisa a serem realizados na instituição à qual esteja vinculada, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável;
  • manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados, ou em andamento, na instituição, enviando cópia ao CONCEA;
  • manter cadastro dos pesquisadores que realizem procedimentos de ensino e pesquisa, enviando cópia ao CONCEA;
  • expedir, no âmbito de suas atribuições, certificados que se fizerem necessários perante órgãos de financiamento de pesquisa, periódicos científicos ou outros;
  • notificar imediatamente ao CONCEA e às autoridades sanitárias a ocorrência de qualquer acidente com os animais nas instituições credenciadas, fornecendo informações que permitam ações saneadoras.

Atenção: os Formulário para Submissão de ExperimentosFormulário para Submissão de Aula Ensino e Recursos Didáticos foram atualizados em 13 de maio de 2020 (com opções de arquivos com e sem macro).

Resultado do Edital CEUA 001/2020

Divulgação da Lista de Candidatos ao Edital CEUA 001/2020

Rerificação nº 01 - Edital 001/2020

Edital 001/2020

Reuniões

As datas serão publicadas quando forem definidas após o recesso.

Coordenador Prof. Kinulpe Honorato Sampaio
Vice-Coordenador Prof. Marcelo Mattos Pedreira
Secretária Leila Adriana Gaudêncio Sousa
Contato ceua@ufvjm.edu.br