1º Seminário Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas

publicado 02/06/2025 13h21, última modificação 02/06/2025 14h43
3 de junho
Quando
03/06/2025 15h00 até 05/06/2025 22h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Teófilo Otoni
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Começa amanhã (3/6) o 1º Seminário Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Senapecisa) no Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni (MG). Com programação até o próximo dia 5 de junho, o evento contará com palestras, mesas coordenadas e apresentação de trabalhos. Em sua primeira edição, o evento traz como tema central da programação A produção do conhecimento científico e os desafios na cena contemporânea. Para participar do seminário é preciso realizar inscrição no site do evento, que pode ser acessado aqui, local em que também está disponível a programação completa e informações sobre os palestrantes do 1º Senapecisa.

Segundo o professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae), do Campus do Mucuri da UFVJM, Ricardo Silvestre da Silva, as discussões, palestras que ocorrerão no período noturno serão transmitidas pela internet. “Serão realizados debates sobre a produção do conhecimento científico diante dos desafios contemporâneos, a crise ambiental, a cena atual pensando a necessidade de construir um novo padrão civilizatório, e relações étnico-raciais e de gênero, diante do avanço do ultraconservadorismo. Além disto, as mesas coordenadas debaterão as temáticas da pauta LGBTQIA+, fé e política, educação inclusiva e cultura surda e Libras”.

De acordo com Ricardo, o evento, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, articula-se ao recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Política Social e Desenvolvimento Regional (mestrado acadêmico) da UFVJM, visando inserir o Campus do Mucuri no cenário nacional dos encontros nacionais, com realização bianual. “Nesse sentido, articula-se ao esforço dos cursos de Serviço Social e Ciências Econômicas da Facsae para fortalecer a produção do pensamento científico crítico, além de contribuir com o fortalecimento da universidade pública brasileira, pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pública, gratuita, laica e socialmente referenciada pelos interesses da classe trabalhadora e articulada com a reflexão sobre as problemáticas locais, regionais e nacionais, que atravessam os diferentes territórios do Brasil”, detalha o professor.

O professor destaca, também, que o seminário “reserva espaço para apresentação de trabalhos científicos, organizados em 6 eixos com temáticas variadas, que será na modalidade remota, oportunizando que pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o Brasil pudessem participar dos debates. Assim, foram submetidos mais de 80 artigos científicos de diferentes regiões do país e temas variados, demonstrando que o Senapecisa está inserido no cenário nacional de eventos científicos. E os textos aprovados no seminário serão publicados em uma edição especial da recém-criada Revista Pensamento e Sociedade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Desenvolvimento Regional”.

Por fim, Ricardo ressalta que, com a realização do 1º Senapecisa, “espera-se contribuir com o início de um novo ciclo na Facsae, que em 2026 comemora 20 anos de funcionamento, com o fortalecimento da pesquisa e da produção de conhecimento crítico, capaz de impulsionar transformações sociais e o enfrentamento de problemáticas históricas neste território”.

 

Para saber todas as informações sobre 1º Seminário Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Senapecisa), como programação completa, realizadores e apoiadores e conhecer os palestrantes, basta acessar o site do evento. O evento também conta com perfil oficial no Instagram. Outras informações podem ser solicitadas com envio de e-mail para o endereço senapecisa@gmail.com.