UFVJM em números

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é uma instituição pública de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada pela Lei 11.173, publicada no Diário Oficial da União em 8 de setembro de 2005.

Sua história teve início em setembro de 1953, quando o então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina (Faod), com o objetivo de atender às necessidades da grande área que é o Vale do Jequitinhonha. Antes de se tornar UFVJM, foi Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid).

A UFVJM possui campus em quatro cidades: Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba, abrangendo as mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais.


Mapa disponível no Relatório de Gestão 2019 

Assim, as ações da universidade atingem mais de 3 milhões de pessoas, como demonstrado a seguir, a partir do número de habitantes por município/mesorregião da área de abrangência da UFVJM:


Gráfico disponível no Relatório de Gestão 2019 

Para atender a demanda das regiões em que está inserida, a UFVJM oferece 46 cursos de graduação presenciais e 25 de pós-graduação. Nos 19 polos de educação a distância, são 5 cursos de graduação e 6 de pós-graduação. Confira, no mapa abaixo, as áreas de abrangência da UFVJM em Minas Gerais, considerando os cursos presenciais e a distância e as fazendas experimentais:


Mapa disponível no Relatório de Gestão 2019 

Sede da UFVJM: 1 - Diamantina

Campi da UFVJM fora da sede: 2 - Teófilo Otoni, 3 - Janaúba, 4 - Unaí

Polos de ensino a distância: 5 - Janaúba, 6 - Taiobeiras, 7 - Pedra Azul, 8 - Almenara, 9 - Turmalina, 10 - Minas Novas, 11 - Itamarandiba, 12 - Araçuaí, 13 - Padre Paraíso, 14 - Águas Formosas, 15 - Nanuque, 16 - Divinolândia de Minas, 17 - Mantena, 18 - Cristália e 19 - Bocaiúva

Fazendas experimentais: 1 - Diamantina, 4 - Unaí, 20 - Couto de Magalhães de Minas, 21 - Curvelo e 22 - Serro

Confira mais informações  dos capitais (recursos humanos e financeiros), indispensáveis para o desenvolvimento dos processos de trabalho existentes na UFVJM (Ensino, Pesquisa e Extensão), disponíveis no 1º capítulo do Relatório de Gestão 2019, clicando neste link, ou faça o download dos dados quantitativos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) clicando aqui