Analisa UFVJM - Informações estratégicas para tomada de decisão

Analisa UFVJM

 

A Plataforma Analisa UFVJM foi desenvolvida para concentrar os dados produzidos na instituição e transformá-los em evidências, em informações capazes de gerar relatórios e painéis de indicadores para que os gestores possam tomar suas decisões de forma rápida e acertada. Nesse espaço a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) disponibiliza o seu portal de dados abertos para a sociedade, seus painéis de indicadores em tempo real para a tomada de decisão por parte dos gestores e de consulta pelos cidadãos, bem como relatórios restritos ao trabalho interno dos servidores da instituição.

A visualização dos dados de forma intuitiva e lógica nos nossos sistemas institucionais de maneira integrada é cada vez mais importante para apoiar o planejamento, o monitoramento, a execução e o controle das atividades realizadas na universidade. Isso possibilita oferecer respostas mais céleres à auditoria interna e aos órgãos de controle externo, bem como prestar contas à comunidade interna e externa sobre os serviços oferecidos na instituição.

Não é mais oportuno construir relatórios personalizados para pequenos grupos de usuários, mas sim disponibilizar os dados brutos para que os servidores possam elaborar seus trabalhos com a informação pertinente para a demanda do momento. Isso reduz custos, otimiza a força de trabalho da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e oportuniza autonomia para os servidores na construção dos seus relatórios.

A Plataforma Analisa UFVJM provê aos gestores uma visão alinhada e unificada dos dados que antes se encontravam armazenados em base de dados distintas dos sistemas institucionais. Após a centralização da base de dados é necessário que as informações sejam classificadas de acordo com os fatos que mais demandam interesse da sociedade, aumentando assim a transparência e a participação social nas avaliações do serviço oferecido.

A plataforma Analisa UFVJM é um projeto desenvolvido conjuntamente pela Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), e a Diretoria de Governança Institucional (DGI), contando ainda com a colaboração do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC). A Plataforma tem por objetivo agregar e tratar dados, disponibilizar painéis com indicadores quantitativos e gerenciais, além de relatórios dinâmicos para atender as particularidades e necessidades de dados das áreas finalísticas da UFVJM.

O projeto surgiu da necessidade de disponibilização de uma plataforma de apoio à análise de dados que fosse confiável, com evidências lógicas para uma tomada de decisão segura, demonstrando indicadores e relatórios com série histórica que permita fazer uma projeção de futuro. Os painéis de indicadores fornecem uma visão macro de informações sobre um determinado assunto enquanto os relatórios disponibilizam informações personalizadas e atualizadas diariamente, deixando o usuário gestor com maior autonomia na manipulação de relatórios, além de desonerar o órgão de Tecnologia da Informação (TI) da responsabilidade de repetidamente confeccioná-los.