Entrega da Versão Final de Trabalho de Conclusão dos cursos lato sensu presenciais

Procedimentos para a entrega da versão final de trabalho de conclusão dos cursos lato sensu presenciais

 

A versão final do trabalho de conclusão dos cursos lato sensu presenciais deverá ser entregue à PRPPG, juntamente aos demais documentos exigidos, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, após a data da defesa. 

Passo 1: Emissão e assinaturas da Ata, Folha de Aprovação e Declaração da Coordenação

  1. Redigir a Ata de Defesa e Folha de Aprovação  (O título do trabalho final deverá ser idêntico em todas as documentações encaminhadas para a PRPPG, Salvar em formato PDF. 
  2. Encaminhar a Ata de Defesa e a Folha de Aprovação para um dos membros da banca e solicitar a assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br), consulte as orientações para Assinatura Eletrônica do gov.br.
  3. Após receber o arquivo assinado, encaminhar ao segundo membro, o qual deve solicitar a assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br). O mesmo procedimento deverá ser adotado para os demais membros da banca.
  4. Redigir a Declaração da Coordenação, salvar em formato PDF e encaminhar à coordenação do curso para assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br).

Veja os modelos dos documentos assinados AQUI.

Os documentos somente serão aceitos se estiverem devidamente formatados. Veja a formatação necessária da Folha de Aprovação

OBS: Os documentos listados acima poderão ser assinados também pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI).Mas atenção, não coloque no mesmo documento assinaturas do SEI e  Assinatura Eletrônica do gov.br (devido a impossibilidade de verificação destas assinaturas). O documento deve ser encaminhado para cada assinante no formato PDF e não altere o documento ou a extensão do mesmo após colher as assinaturas, porque isso invalida. Você pode conferir as assinaturas nos links abaixo:

https://validar.iti.gov.br/

https://assina.ufsc.br/verificador/

Passo 2: O discente deverá solicitar o nada consta da Biblioteca, através do e-mailreferenciajk@ufvjm.edu.br.

Passo 3: As páginas iniciais do trabalho de conclusão  deverão seguir a seguinte ordem:

    Sugestão: verificar o  Manual de Normalização

    Passo 4: O discente deverá encaminhar e-mail para  com as seguintes especificações: Assunto:  Especialização em (digite aqui o nome do curso) e no corpo do e-mail:  solicito o link individual para a entrega da versão final de (digite aqui seu nome completo).

    Passo 5:  Após receber o link individual, o discente deverá anexar  os documentos listados abaixo em formato PDF, veja o Tutorial

    1. Ata de Defesa assinada eletronicamente
    2. Folha de Aprovação assinada eletronicamente
    3. Declaração da Coordenação assinada eletronicamente
    4. Certidão de Quitação Eleitoral atualizada
    5. Termo de Autorização para disponibilização e licenciamento de Dissertações e Teses e Monografias de especialização no Repositório Institucional da UFVJM preenchido e assinado
    6. Versão final (seguindo todas as orientações das páginas iniciais)

    Passo 6: Após anexar todos os documentos, o discente deverá informar no mesmo e-mail: Encaminho os documentos da versão final para análise da DED.

    IMPORTANTE: é imprescindível o cumprimento na íntegra das orientações expressas acima, a emissão e o registro do certificado somente serão iniciados após o cumprimento dos procedimentos de entrega da versão final.