Notícias
Evento
Sintegra 2024 reúne quase 2 mil participantes inscritos e recebe mais de 1,2 mil trabalhos

Banner da X Sintegra com arte desenvolvida pela Dicom/UFVJM
No período de 7 a 11 de outubro, a UFVJM realizou o seu maior evento acadêmico, a Semana da Integração: ensino, pesquisa e extensão (Sintegra 2024). Em sua 10ª edição, o evento que conecta pessoas, saberes e conhecimentos teve como temática central “Diversidade, equidade e inclusão”. De acordo com levantamento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), que coordenou todas as atividades, foram contabilizados 1.778 participantes inscritos da comunidade interna e externa à UFVJM e 1.233 trabalhos submetidos.
Os trabalhos foram apresentados em sessões de pôsteres e de apresentações orais e distribuídos nas seguintes modalidades:
* 770 resumos expandidos da graduação;
* 295 resumos expandidos da pós-graduação;
* 52 resumos do InterPET;
* 7 trabalhos de socialização de produtos educacionais;
* 17 produtos educacionais em construção e
* 92 relatos de experiência de ensino e estágios supervisionados.
Mais de 1,2 mil trabalhos foram apresentados na 10ª Sintegra (Fotos: Vinícius Reiser)
A maioria das ações foi realizada no Pavilhão de Auditórios do Campus JK, em Diamantina, das 8h às 22h. O público-alvo foram discentes dos 51 cursos de graduação e 24 cursos de pós-graduação da UFVJM, servidores e colaboradores da instituição, além de discentes, docentes e demais profissionais interessados da comunidade externa. O evento foi organizado por servidores de diversos setores institucionais e também por alunos, sob a coordenação da Proexc.
Programação diversa
Além das apresentações de trabalhos, foram realizadas diversas atividades científicas, culturais e esportivas, bem como visitas técnicas e oficinas de culinária estrangeira. “As atividades buscaram dialogar com a política cultural da UFVJM e também foram pensadas para se constituírem como um espaço formativo privilegiado e para valorizarem nossa cultura regional e tradicional, com ações em quilombo e trazendo quilombolas para a nossa universidade”, afirma a pró-reitora de Cultura e Extensão, Valéria Cristina da Costa.
Apresentação cultural na abertura da 10ª Sintegra (Fotos: Vinícius Reiser)
“A programação do evento foi construída coletivamente, a partir de diversas consultas feitas à comunidade interna e externa à UFVJM, o que a tornou bastante rica e diversa, além de possibilitar a vinda de 25 pessoas externas à universidade e alguns coletivos, sendo todas as regiões brasileiras representadas no evento”, complementa a pró-reitora.
Valéria explica também que, no sentido de desenvolver ações de extensão dentro do evento acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, foi realizada, pela primeira vez, a atividade Criança Sintegra, contendo uma programação muito rica para crianças e constituindo-se como um espaço para acolhê-las enquanto mães, pais ou responsáveis participavam da programação do evento. “A realização do Criança Sintegra foi uma importante parceria com a Comissão Permanente de Apoio à Parentalidade, que provocou a comissão organizadora e muito colaborou na construção e execução da programação”, afirma.
Avaliação da pró-reitora
O objetivo geral da 10ª Sintegra foi contribuir na busca por soluções para questões sociais relevantes, tendo como foco principal discussões relacionadas ao tema “Diversidade, equidade e inclusão”, vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão. “Estando à frente da organização deste evento, uma das coisas que se tornou ainda mais nítida para mim é que precisamos aprender muito sobre diversidade, equidade e inclusão. Neste sentido, para aprendermos mais sobre diversidade, equidade e inclusão, precisamos falar mais sobre isso, considerando nossa função social enquanto instituição de ensino, pois, nesta condição, não podemos nos calar frente ao racismo, à homofobia, à violência de gênero e a todas as violências que são cometidas contra as pessoas somente pelo fato de serem “diferentes” do padrão normalizado socialmente”, analisa a pró-reitora Valeria.
O documento síntese das avaliações da X Sintegra, bem como a prestação de contas financeira e os anais do evento serão socializados em breve, via e-mail institucional.
Financiamento, parcerias e agradecimentos
Para realização, a 10ª Sintegra recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e contou com as seguintes parcerias: Banco do Nordeste, Casa da Glória, Casa São Benedito, Conselho Metropolitano de Diamantina, Departamento de Educação Física da UFVJM, Espaço Cultural Campo Belo das Artes, Hospedaria Pão de Santo Antônio, Instituto In-Cena, Lapidário das Artes, Pousada do Sossego, Pousada Vila do Imperador e Prefeitura de Diamantina.
“Os mais sinceros agradecimentos a todas as pessoas e entidades que tornaram esse evento possível e fizeram com que ele fosse realizado com muito êxito, a saber: comissão organizadora, Avanço Empresa Júnior, palestrantes, oficineiros, debatedores, participantes, parceiros e Fapemig. Um agradecimento muito especial é também endereçado ao professor Marcelo Moreira de Britto, à equipe da serralheria da UFVJM e a todas as pessoas que estiveram envolvidas na construção de suportes que foram usados na apresentação de trabalhos. Esses suportes permanecerão aos cuidados da Proexc e estarão disponíveis para empréstimos, mediante solicitação a ser realizada via GLPI, na categoria Extensão e Cultura”, afirma Valéria.
Evento de 2025
Ainda na programação da 10ª Sintegra, foi promovido um café cultural, em que foi realizada uma avaliação sobre o evento desse ano e reflexões sobre a edição de 2025. De acordo com a pró-reitora, outros momentos de avaliação foram promovidos com as seguintes categorias: reitoria, equipe responsável pelo Criança Sintegra, membros da Avanço Empresa Júnior, membros da comissão científica e comunidade acadêmica dos campi fora de sede.
“Por fim, destacamos que a Sintegra 2025 já começou a ser organizada. A partir de consulta à comunidade acadêmica, de resultados das avaliações realizadas pelos participantes da edição de 2024 na plataforma even3 e de debates em reunião com a comissão organizadora, o tema definido foi ‘Educação e Tecnologias: para quê e para quem?’. Como subtemas, serão abordados tecnologias sociais, inteligência artificial, cultura digital, sociabilidades mediadas pelas tecnologias e pelas redes sociais, desigualdade de acesso às tecnologias, letramento digital, currículo e acessibilidade metodológica, inclusão e desenvolvimento regional e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Fiquem atentos às informações futuras referentes à próxima edição e, em 2025, participem deste que é o maior evento institucional da UFVJM! Até lá!”, finaliza a pró-reitora Valéria Cristina da Costa.
Por Diretoria de Comunicação Social