Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Professores da UFVJM integram comitês de atualização da Farmacopeia Brasileira

publicado: 27/12/2024 16h03, última modificação: 27/12/2024 16h03
Comitês Técnicos Temáticos da FB são compostos por profissionais altamente especializados

Capa da Farmacopeia Brasileira, atualizada por equipe de especialistas
Capa da Farmacopeia Brasileira, atualizada por equipe de especialistas

Os trabalhos de atualização da 7ª edição da Farmacopeia Brasileira contaram com a contribuição dos professores do Departamento de Farmácia da UFVJM Eduardo de Jesus Oliveira e Álvaro Dutra de Carvalho Junior, integrantes do Comitê Técnico Temático de Métodos Gerais e Capítulos da FB e do Comitê Técnico Temático de Dispositivos Médicos, respectivamente. A Farmacopeia Brasileira (FB) é coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é a referência oficial em Ciências Farmacêuticas no Brasil, definindo os requisitos mínimos para a qualidade dos insumos, fármacos, medicamentos e outros produtos de saúde. Sua atualização é feita periodicamente por uma equipe de especialistas altamente qualificados.

A 7ª edição da FB foi aprovada pela Anvisa em 13/11 e lançada em 9/12, na sede da Agência, em Brasília. O trabalho de atualização envolveu a revisão de vários métodos gerais, no sentido de harmonizar os requisitos de qualidade da Farmacopeia Brasileira com os do Pharmacopeial Discussion Group (PDG), que é um fórum de harmonização que inclui as Farmacopeias Americana, Europeia, Japonesa e, mais recentemente, a Farmacopeia Indiana.

Essa última edição também incluiu 12 novos itens entre métodos, monografias e textos farmacopeicos. Dentre os novos capítulos, destacam-se o relativo à correlação In vitro/In vivo e o que introduz o teste de ativação de monócitos como substituto ao uso de animais para testes de produtos farmacêuticos estéreis.

Farmacopeia Brasileira reúne especialistas para atualização periódica

De acordo com informações da Anvisa, a Farmacopeia Brasileira (FB) é o compêndio farmacêutico nacional que estabelece, por meio de textos farmacopeicos (capítulos, métodos e monografias), as exigências mínimas de qualidade, autenticidade e pureza de insumos farmacêuticos, medicamentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária. Ou seja, é uma referência científica para a verificação da qualidade dos fármacos e matérias-primas e também para a sua fiscalização. Os trabalhos de atualização periódica da FB são realizados por Comitês Técnicos Temáticos, compostos por profissionais altamente especializados que compartilham seus conhecimentos e prestam esse relevante serviço de forma voluntária.

 

Por Diretoria de Comunicação Social