Notícias

Institucional

Comissão Eleitoral encaminha resultado da consulta à comunidade acadêmica para Reitoria 2023-2027 ao Consu

publicado: 22/05/2023 10h06, última modificação: 22/05/2023 11h04
Presidente da CEL declara encerramento das atividades e faz balanço do processo

Na última quarta-feira, 17 de maio, a Comissão Eleitoral (CEL) responsável pela consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor da UFVJM - Quadriênio 2023-2027, encaminhou o resultado da eleição realizada no dia 11 de maio ao Conselho Universitário (Consu), seguindo os trâmites previstos na Resolução Consu nº 03/2023, de 06/03/2023.

O objetivo da CEL, instituída pelo Consu conforme Portaria nº 232, de 03/02/2023, e Portaria nº 879, de 02/05/2023, foi operacionalizar o processo de consulta à comunidade universitária, visando subsidiar o conselho na elaboração da lista tríplice para a escolha da Reitoria 2023-2027.

Conforme dispõem os artigos 25 e 26 da Resolução Consu nº 03/2023, de 06/03/2023, a classificação das chapas inscritas, em termos de votos válidos, é dada por:

 

Classificação Votos

Chapa 1 (Gente que faz a diferença):

Heron Laiber Bonadiman (reitor) e Flaviana Tavares Vieira (vice-reitora)

54,41%

Chapa 3 (Redemocratização e Reconstrução da UFVJM):

Gilciano Saraiva Nogueira (reitor) e Leandro Silva Marques (vice-reitor)

24,95%

Chapa 2 (RenovaUFVJM):

Paulo César de Resende Andrade (reitor) e Leandro Augusto Félix Tavares (vice-reitor)

17,46%

Chapa 4 (Reestruturar e Consolidar): 

Janir Alves Soares (reitor) e Luciano Pereira Rodrigues (vice-reitor)

3,17%

Destaca-se que a CEL analisou a prestação de contas de cada chapa e não encontrou inconsistências em nenhuma delas. Os respectivos documentos de prestação de contas estão disponíveis para consulta. “Informamos que toda a documentação relativa aos atos e registros das atividades da comissão encontra-se disponível no processo SEI de número 23086.001644/2023-12. Além disso, informamos que em breve a comissão irá encaminhar ao conselho um documento contendo sugestões de melhoria na resolução e no processo eleitoral. Sendo assim, de acordo com o disposto no artigo 34 da Resolução Consu nº 03/2023, de 06/03/2023, a Comissão Eleitoral declara o encerramento de suas atividades”, declara o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Franco Ferreira.

Balanço do processo eleitoral

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Franco Ferreira, fala sobre os desafios e pontos positivos.

Desafios

“Apesar do pouco tempo que a comissão e os candidatos tiveram para trabalhar, tudo ocorreu dentro da normalidade em relação ao processo. Nas últimas consultas, a resolução tem sido elaborada poucos meses antes do pleito; então o Consu poderia pensar em fazer uma resolução geral que seja norteadora para os processos futuros. Esse é um ponto de dificuldade, porque enquanto não se tem a resolução não é possível montar a comissão nem iniciar o processo”.

“As listas de eleitores são também um ponto-chave a ser revisto. A Progep foi a responsável pelas listas dos servidores docentes e técnico-administrativos, enquanto a Prograd e a PRPPG, pelas dos alunos. Mas houve muito desencontro, como por exemplo, nomes de servidores já aposentados ou redistribuídos e informações que estavam em uma pró-reitoria e não estavam no e-Campus. Por isso, as pró-reitorias tiveram que recorrer à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Esse é um problema recorrente, já aconteceu no processo passado. A CEL não tem competência para tirar nomes, mas para analisar critérios que estavam estabelecidos na resolução, e as listas muitas vezes não tinham dados suficientes para essas análises”.

“Em relação aos debates, o tempo foi muito curto para organizar tudo, e a comissão teve que determinar datas e horários junto com as chapas, pois não estavam previstos na resolução. Todo o preparo, organização e viagens eram de responsabilidade da comissão. Ao mesmo tempo em que estávamos no debate, outras questões e etapas do processo estavam correndo”.

Pontos positivos

“Consideramos que o sistema e-Voto trouxe todo um diferencial para essa eleição. O da STI não estava implementado, então resolvemos utilizar o sistema do ICT, que grande parte da comunidade já conhece e tem confiança. Os critérios de segurança foram apresentados aos candidatos e aos eleitores”.

“Em comparação à última consulta, realizada em 2019, tivemos uma taxa de abstenção quase 50% menor: 33,17% em 2019 e 16,02% neste ano. Além do desejo da comunidade em expressar o seu voto, o sistema facilitou a participação, pois o voto poderia ser feito de casa. No dia da eleição, recebemos muitas dúvidas em relação ao recebimento das credenciais, principalmente de alunos que possuem mais de um e-mail cadastrado. Todas as dúvidas foram solucionadas, mas consideramos que esse é um fator que pode ser aprimorado. A própria STI pode conduzir a eleição por meio do sistema, utilizando e-mail institucional. Mesmo assim, esse foi um ponto muito positivo. Alunos da educação a distância, pós-graduação e até mesmo da graduação tiveram o acesso facilitado. A atuação do sistema foi excelente, sem nenhuma intercorrência. A apuração foi realizada em menos de 40 minutos, de uma forma transparente e muito tranquila”.

Agradecimentos

“Registramos aqui um agradecimento à Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM, que foi parceira fundamental da comissão durante todo o processo, atingindo todo o público através de vídeos, notícias e postagens. Até no dia da eleição foi feito um vídeo sobre os principais problemas. Consideramos que a divulgação, chamamento e esclarecimento feitos pela equipe de Comunicação contribuíram para o sucesso e aprimoramento do processo e para a grande representatividade nas urnas”.

“Agradecemos também a todos os membros da comissão pelo empenho e dedicação durante todo o processo. Nos reunimos a cada etapa e toda as vezes em que fomos convocados tivemos quórum, com uma participação efetiva, sempre com o objetivo de contribuir”.

Todas as informações sobre a consulta à comunidade acadêmica para a Reitoria 2023-2027 estão na página eletrônica da Comissão Eleitoral, que pode ser acessada por meio do banner na página inicial do portal institucional da UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social