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Inep avalia positivamente cursos de Engenharia de Minas e Ciências Humanas da UFVJM

publicado: 22/05/2023 17h50, última modificação: 22/05/2023 17h50
Os dois cursos receberam nota 4, sendo 5 o conceito máximo

Os cursos de Engenharia de Minas, do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT) - Campus Janaúba, e Bacharelado em Ciências Humanas, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) - Campus JK, alcançaram nota 4 em recente avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O processo faz parte do ato regulatório de reconhecimento do curso, no caso de Engenharia de Minas, e de renovação de reconhecimento do curso, para Bacharelado em Ciências Humanas.

Os avaliadores do INEP verificaram a realidade e especificidades dos cursos por meio de visita virtual in loco, realizada de forma on-line de 8 a 10 de maio. Na oportunidade, foram apreciadas três dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura.

Confira as considerações finais dos avaliadores sobre cada curso, contidas no relatório de avaliação do Inep/MEC:

  • Engenharia de Minas

“A avaliação transcorreu em um ambiente amistoso, cordial e colaborativo, o que facilitou o bom desempenho dos trabalhos avaliativos na visita virtual in loco. A agenda proposta pelos avaliadores à IES foi integralmente cumprida. Na manhã do primeiro dia de avaliação, a comissão realizou a reunião inicial com os dirigentes da IES, seguida da reunião com o coordenador do curso. Na tarde do primeiro dia da visita foram realizadas e gravadas no Microsoft Teams as visitas às instalações gerais da IES, salas de aulas, espaços de professores, espaços de convivência e aos laboratórios. Foi mostrado o georreferenciamento de localização de todos os prédios visitados virtualmente às professoras da comissão comprovando o endereço correto da IES. Foi realizada a visita virtual in loco às instalações da Biblioteca. No segundo dia da visita, na parte da manhã, foram realizadas a entrevista com os membros da CPA, a entrevista virtual das professoras da comissão com docentes do NDE e entrevista com demais docentes do curso. Na parte da tarde do segundo dia de visita, a comissão avaliadora realizou uma reunião virtual com os discentes do curso, tendo a participação de 37 discentes. No terceiro dia da visita virtual in loco a comissão continuou seus trabalhos de análise documental e preenchimento do relatório assim como foi realizada a reunião de finalização da visita com os membros da IES. Em razão do exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e neste instrumento de avaliação, o curso de Engenharia de Minas da UFVJM avaliado por esta comissão está adequado para funcionamento com seu PPC”.

  • Bacharelado em Ciências Humanas

“O Bacharelado em Ciências Humanas apresenta um PPC atualizado com novos componentes curriculares voltados para a aproximação do curso da área de gestão pública, buscando um perfil de egresso capaz de atuar nas diversas instituições públicas e, em especial, nos governos.Trata-se de um curso consolidado e alinhado ao projeto da UFVJM, conforme o PDI, sendo que, de acordo com o PPC do curso (p. 24): O curso de Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas com linha formativa em Políticas Públicas configura-se numa experiência pioneira no Brasil, construído a partir de um currículo inovador, fortemente embasado nas concepções de interdisciplinaridade e flexibilização, inclusive com eliminação do currículo mínimo. O campo de estudo das Políticas Públicas, conhecido como Campo das Públicas, congrega os cursos de graduação em diversas áreas, tais como:style="padding-left: 60px; " Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social. Atualmente, existem 25 cursos de graduação do campo das públicas na modalidade presencial. O curso mostra-se consolidado, mas ainda carece de uma maior ‘organicidade’ e institucionalização do Colegiado, da Coordenação de curso e do NDE, em especial, na área documental, pois não encontramos de forma organizada e abrangente as documentações do curso. Por exemplo, não havia um Relatório de Adequação Bibliográfica entre o NDE e a Biblioteca, um relatório final de matriculados e ingressantes, Relatório de gestão do Coordenador, etc. Por fim, o curso deve aumentar a institucionalização dos seus mecanismos de funcionamento, mas deve se atentar à necessidade de criar uma ‘força-tarefa’ em torno da busca por discentes que já atuam no poder público e não sabem que há um curso tão importante perto da rotina deles. Outro caminho é fazer com que estes órgãos públicos aceitem estágios e convênios para estudantes do curso, trazendo os discentes para o trabalho na área do curso, já que é um curso que atrai estudantes de baixa renda que necessitam trabalhar para sobreviver. Diante de um corpo docente engajado, entendemos que estas tarefas são exequíveis diante de uma comunidade mobilizada para a melhoria do curso a curto e médio prazo”.

A procuradora educacional institucional da UFVJM, Valéria Rodrigues Neves, explica que esse tipo de avaliação serve para garantir que o curso tenha condições mínimas para estar em funcionamento e parabeniza as coordenações dos cursos avaliados pela nota obtida. “Parabenizo a todos os envolvidos na gestão dos cursos que, apesar de algumas fragilidades, conseguiu obter a nota 4, que indica um curso de alta qualidade de acordo com os critérios do Inep/MEC. Em especial, parabenizo aos coordenadores, professores Alex Joaquim Choupina Andrade Silva (Engenharia de Minas) e Davidson Afonso de Ramos (Bacharelado em Ciências Humanas), por estarem à frente da coordenação neste momento e recepcionar a comissão avaliadora com dedicação, competência e zelo”, finaliza Valéria Neves.

Conheça os relatórios de avaliação do Inep/MEC completos:

 

Por Diretoria de Comunicação Social

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