Notícias

Professor da LEC lança livro sobre grupo de ensino, pesquisa e extensão baseado na cultura livre

publicado: 12/08/2019 17h28, última modificação: 12/08/2019 19h46
Obra As Culturas do Grupo Texto Livre faz parte da coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo

O professor Carlos Henrique Silva de Castro acaba de lançar o livro As Culturas do Grupo Texto Livre que trata, como diz seu subtítulo, de um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. A obra é sobre cultura digital, cultura livre, redes de colaboração, comunidades de prática, ensino e aprendizagem, universidade e outros temas correlatos. O livro é o segundo a sair pela coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo, uma coleção que busca trabalhar com uma fundamentação teórica e filosófica a partir dos valores da cultura livre, quais sejam, compartilhamento, colaboratividade e meritocracia.

As Culturas do Grupo Texto Livre é disponibilizado em formato livre, o que significa dizer que é licenciado Creative Commons 4.0 para distribuição gratuita em formato digital e a preço justo na versão impressa.

Professor Carlos é lotado na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), onde atua na Licenciatura em Educação do Campo (LEC) e no mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas.

A capa do livro foi desenvolvida pela designer Fabiana Martins Mouchrek

O trabalho é resultado da pesquisa de doutorado do autor, defendido pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, e tem prefácio de Vera Menezes que pontua:

“Esta obra sobre as culturas do grupo Texto Livre, além de ser um belo exemplo de pesquisa etnográfica, é também um registro importante do trabalho do grupo de pesquisa Texto Livre, liderado por Ana Cristina Fricke Matte na Faculdade de Letras da UFMG. O foco do grupo é o software livre (SL) e ele se desdobra em vários subgrupos com suas próprias culturas, por isso ‘culturas’ no plural.”

A professora Vera ainda escreve: “Para quem quer investigar cultura(s) de um grupo, nada melhor do que adotar a etnografia e é isso que o autor faz com maestria para “identificar padrões e emergências no ambiente comunitário” (p. 44). Castro descreve os padrões interacionais do grande grupo e dos subgrupos e identifica as emergências que surgem das interações nessa comunidade. Para tanto, ele se apoia no construcionismo, na complexidade e na ideia de comunidades de práticas (CoPs).”

O ebook já está on-line totalmente gratuito no site da Pedro & João Editores e o livro em papel começa a ser vendido em breve. Seguem links de acesso:

PDF Gratuito: http://bit.ly/2LYYZIQ

Biblioteca de PDFs: http://bit.ly/2Rx7Ul0

Acesse o site: http://www.pedroejoaoeditores.com.br/