Lançamento da segunda edição do jornal Vozes Femininas
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2021/lancamento-da-segunda-edicao-do-jornal-vozes-femininas
- Lançamento da segunda edição do jornal Vozes Femininas
- 2021-10-30T15:00:00-02:00
- 2021-10-30T23:59:59-02:00
- 30 de outubro
- Quando
- 30/10/2021 from 15h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
- Onde
- Evento on-line
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Neste sábado (30/10) tem evento para marcar a publicação da segunda edição do Jornal Vozes Femininas (ISSN 2764-183X). Em formato on-line, será realizado, às 15h, um encontro entre parte das colaboradoras e da equipe de criação do jornal, composta por integrantes do grupo de pesquisa em Literatura, Arte e Cultura (LAC-UFVJM) e do projeto de extensão Literatura e Feminismos. O evento será transmitido pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH/UFVJM), no YouTube, que pode ser acessado aqui.
Além do evento on-line, também será realizada distribuição de exemplares impressos do jornal, da primeira e segunda edições, neste sábado (30/10), às 11h, na Praça do Mercado Velho, em Diamantina. As edições da publicação podem ser acessadas no site do grupo de pesquisa em Literatura, Arte e Cultura (LAC-UFVJM) aqui.
O Jornal
De acordo com a editora responsável pelo jornal, a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (UFVJM) e coordenadora do LAC, Fernanda Valim Côrtes Miguel, o Vozes Femininas surgiu da vontade de um grupo de pesquisadoras de fazer intercâmbio entre instituições, comunidades e grupos interessados na condição da mulher no mundo contemporâneo. Fernanda Valim conta que o nome da publicação é uma homenagem ao primeiro jornal feminista da cidade de Diamantina, o Voz Feminina, produzido na passagem do século XIX para o XX.
“O que desejamos é fortalecer conexões, criar leitoras e escritoras em potencial, fomentar nosso protagonismo, desfazer apagamentos e expandir nossas redes de informação, lutando contra as opressões, valorizando as mulheres e seus diversos movimentos políticos, artísticos, históricos, culturais e sociais”, revela a professora.
Saiba mais sobre o Vozes Femininas aqui.