Notícias

Assessoria de Meio Ambiente lança campanha Apague aqui essa ideia

publicado: 09/12/2019 07h01, última modificação: 09/12/2019 10h15
Campanha tem objetivo de estimular o descarte correto de bitucas de cigarro

Imagem mostra fotos de papa-bitucas feitos a partir de suporte para copos descartáveis de cano PVC, com uma base marrom, os quais apresentam na parte superior o desenho de dois olhos e um recorte, que funciona como “boca”. Os canos são adesivados com o seguinte texto: Papa-bituca. Cigarro: apague aqui essa ideia! Seguramos as pontas. O adesivo é ilustrado com uma foto de cigarro, com a logomarca do projeto Coleta Seletiva Solidária e o nome da Assessoria de Meio Ambiente/UFVJM.

A Assessoria de Meio Ambiente está lançando no Campus JK a campanha “Apague aqui essa ideia”, para estimular o descarte correto de bitucas de cigarro. As bitucas, quando jogadas no chão, causam grandes danos ao meio ambiente: contaminam o solo, a água e entopem as redes de drenagem. Para evitar que isso aconteça, estão sendo espalhados por pontos estratégicos do campus coletores chamados de papa-bitucas, feitos com material reaproveitável como suportes para copos descartáveis e embalagens de produtos de limpeza.

A campanha, realizada em parceria com o prof. Paulo Henrique Grazziotti, do Departamento de Engenharia Florestal e responsável pelo Setor de Compostagem do Campus JK, prevê a coleta dos resíduos, o encaminhamento ao setor e, por fim, a utilização do composto no paisagismo da UFVJM.

Imagem mostra fotos de papa-bitucas feitos a partir de vasilhame de 5 litros de produto de limpeza, que apresentam na parte frontal o desenho de dois olhos e um recorte que funciona como “boca”, seguido pelo nome Papa-bituca.  Na lateral, os vasilhames são adesivados com o seguinte texto: Cigarro: apague aqui essa ideia! Seguramos as pontas. O adesivo é ilustrado com a logomarca do projeto Coleta Seletiva Solidária e o nome da Assessoria de Meio Ambiente/UFVJM.

Com essa ação, a Assessoria de Meio Ambiente trabalha a educação ambiental e busca, dentre outras coisas, a sadia qualidade de vida e a harmonia com o meio ambiente, além de alertar sobre os males do cigarro: apague aqui essa ideia!