Entrega da Versão Final da Dissertação/Tese dos cursos stricto sensu
A versão final do trabalho de conclusão dos cursos stricto sensu deverá ser entregue à PRPPG, juntamente aos demais documentos exigidos, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, após a data da defesa. (Resolução 17, art.81).
O discente deverá, após a defesa:
Passo 1: O discente deverá solicitar ao orientador o encerramento da defesa no e-campus.
Passo 2: Emissão e assinaturas da Ata, Folha de Aprovação e Declaração do(a) Orientador(a)/Coordenador(a)
- Emitir a Ata de Defesa e Folha de Aprovação no e-campus (O título do trabalho final deverá ser idêntico em todas as documentações encaminhadas para a PRPPG. Caso haja necessidade de alteração de qualquer dado, o concluinte deverá alterar no e-Campus antes de gerar os documentos)
- Encaminhar a Ata e Folha de Aprovação para um dos membros da banca e solicitar a assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br), consulte as orientações para Assinatura Eletrônica do gov.br.
- Após receber o arquivo assinado, encaminhar ao segundo membro, o qual deve solicitar a assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br)
- O mesmo procedimento deverá ser adotado para os demais membros da banca)
- Atenção: se houver Membro Estrangeiro sem CPF, deverá ser preenchido e assinado pelo presidente da banca o Atestado de Participação de Membro Estrangeiro (neste caso, o membro estrangeiro não assinará os documentos ata e folha de aprovação),
- Redigir a Declaração do Orientador/Coordenador, salvar em formato PDF e encaminhar ao orientador e depois de assinada por este, encaminhar ao coordenador do programa de pós-graduação para assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br).
Veja os modelos dos documentos assinados AQUI.
Os documentos somente serão aceitos se estiverem devidamente formatados. Veja a formatação necessária da Folha de Aprovação
OBS: Os documentos listados acima poderão ser assinados também pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI).Mas atenção, não coloque no mesmo documento assinaturas do SEI e Assinatura Eletrônica do gov.br (devido a impossibilidade de verificação destas assinaturas). O documento deve ser encaminhado para cada assinante no formato PDF e não altere o documento ou a extensão do mesmo após colher as assinaturas, porque isso invalida. Você pode conferir as assinaturas nos links abaixo:
https://assina.ufsc.br/verificador/
Passo 3: O discente deverá solicitar o nada consta da Biblioteca, acessando a página: Emissão de Nada Consta
Passo 4: O discente bolsista deverá encaminhar o Relatório Final de Bolsista para o e-mail: sec.pos@ufvjm.edu.br.
Passo 5 : Obrigatoriedade de agradecimentos às instituições:
Todos os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, por qualquer agência de fomento, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido nas páginas iniciais do trabalho intitulada: Agradecimentos.
No caso específico de recebimento de bolsa da CAPES, segundo o Art. 3º da Portaria n°04 de 04/09/2018, deve-se usar exatamente a seguinte expressão, no idioma do trabalho: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.”
Passo 6: As páginas iniciais da dissertação, trabalho de conclusão ou tese, deverão seguir a seguinte ordem:
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- Capa
- Folha de rosto
- Ficha catalográfica (Biblioteca) inserida na parte inferior da página. Preencha no LINK
- Folha de Aprovação assinada pelos membros da banca.
- Atestado de Participação de Membro Estrangeiro para as defesas com membros estrangeiros sem CPF
Modelo da Capa e Contra Capa
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Sugestão: verificar o Manual de Normalização
Passo 7: O discente deverá encaminhar e-mail para entrega.versaofinal@ufvjm.edu.br, com com as seguintes especificações: Assunto: nome do programa de pós-graduação e no corpo do e-mail: solicito o link individual para a entrega da versão final de (redija aqui seu nome completo).
Passo 8: Após receber o link individual, o discente deverá anexar os documentos listados abaixo em formato PDF, veja o Tutorial
- Ata de Defesa assinada eletronicamente
- Folha de Aprovação assinada eletronicamente
- Ata de Qualificação para doutorandos
- Declaração do Orientador/Coordenador assinada eletronicamente
- Questionário Sucupira, devidamente preenchido pelo discente
- Certidão de Quitação Eleitoral atualizada
- Termo de Autorização para disponibilização e licenciamento de Dissertações e Teses e Monografias de especialização no Repositório Institucional da UFVJM preenchido e assinado
- Versão final (seguindo todas as orientações das páginas iniciais)">
- Produto Técnico/Educacional, quando o programa fizer exigência.
Passo 9: Após anexar todos os documentos, o discente deverá informar no mesmo e-mail: Encaminho os documentos da versão final para análise da DED.
IMPORTANTE: é imprescindível o cumprimento na íntegra das orientações expressas acima, a emissão e o registro do diploma somente serão iniciados após o cumprimento dos procedimentos de entrega da versão final.
Passo 10: Os documentos físicos originais listados abaixo deverão ser entregues na PRPPG quando o concluinte buscar o diploma:
1. Ata de Qualificação (para os doutorandos), somente quando este documento não for assinado eletronicamente.
O recebimento do diploma ficará condicionado à entrega desse documento original.