Entrega da Versão Final da Dissertação/Tese dos cursos stricto sensu

Procedimentos para entrega da Versão Final da Dissertação/Tese dos cursos stricto sensu


A versão final do trabalho de conclusão dos cursos stricto sensu deverá ser entregue à PRPPG, juntamente aos demais documentos exigidos, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, após a data da defesa. (Resolução 17, art.81). 

Passo 1: Emissão e assinaturas da Ata, Folha de Aprovação e Declaração do Orientador/Coordenador 

O discente deverá, após a defesa: 

  1. Emitir a Ata de Defesa e Folha de Aprovação no e-campus (O título do trabalho final deverá ser idêntico ao título da Ata de Defesa e da Folha de aprovação. Caso haja necessidade de alteração de qualquer dado, o concluinte deverá alterar no e-Campus antes de gerar os documentos.)
  2. Encaminhar a Ata e Folha para um dos membros da banca e solicitar a assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br), consulte as orientações para Assinatura Eletrônica do gov.br.
  3. Após receber o arquivo assinado, encaminhar ao segundo membro, o qual deve solicitar a assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br)
  4. O mesmo procedimento deverá ser adotado para os demais membros da banca
  5. Atenção: se houver Membro Estrangeiro sem CPF, deverá ser preenchido e assinado pelo presidente da banca o Atestado de Participação de Membro Estrangeiro (neste caso, o membro estrangeiro não assinará os documentos ata e folha de aprovação).
  6. Redigir a Declaração do Orientador/Coordenador e encaminhar ao orientador e depois de assinada por este, encaminhar ao coordenador do programa para assinatura através do Portal de Assinatura Eletrônica do Governo Federal (assinador.iti.br).
  7.                                                   

Veja os modelos dos documentos assinados AQUI.

OBS: Os documentos listados acima poderão ser assinados também pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) ou com certificação do ICPEdu).  Esses documentos somente serão aceitos se estiverem devidamente formatados. Veja a formatação necessária da Folha de Aprovação

Atenção: Não coloque no mesmo documento assinaturas do SEI e  Assinatura Eletrônica do gov.br ou ICPEdu (devido a impossibilidade de verificação destas assinaturas)

Passo 2: O discente deverá anexar no e-campus a ata de defesa assinada e anexar na versão final a  folha de aprovação assinada.

Passo 3 : O discente deverá solicitar ao orientador a finalização  do projeto junto ao Setor de Pesquisa

  1. O orientador deverá encaminhar a dissertação, trabalho de conclusão ou tese, após defesa, em PDF para o e-mail: sec.pesquisa@ufvjm.edu.br
  2. No corpo do e-mail deverá constar: o título do projeto, o número de registro do projeto no e-campus e a informação de que o orientador leu, revisou e está de acordo com a versão da dissertação, trabalho de conclusão ou tese encaminhada.
  3. Não havendo nenhuma intercorrência, será dada a baixa no projeto no e-campus e na situação deverá constar obrigatoriamente a expressão: “ENCERRADO COM RELATÓRIOS”. “

Passo 4: O discente deverá solicitar o nada consta da Biblioteca, através do e-mail: referenciajk@ufvjm.edu.br.

Passo 5: O discente bolsista deverá encaminhar o Relatório Final de Bolsista para o e-mail: sec.pos@ufvjm.edu.br.

Passo 6 :  Obrigatoriedade de agradecimentos às instituições:

Todos os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, por qualquer agência de fomento, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido nas páginas iniciais do trabalho intitulada: Agradecimentos.

No caso específico de recebimento de bolsa da CAPES, segundo o Art. 3º da Portaria n°04 de 04/09/2018, deve-se usar a seguinte expressão, no idioma do trabalho: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.”

Passo 7: As páginas iniciais da dissertação, trabalho de conclusão ou tese, deverão seguir a seguinte ordem:

        • Capa
        • Folha de rosto
        • Ficha catalográfica (Biblioteca) impressa no verso da folha de rosto
        • Folha de Aprovação (original ou cópia) devidamente assinada pelos membros da banca.
        • Atestado de Participação de Membro Estrangeiro para as defesas com membros estrangeiros sem CPF
        • Sugestão: verificar o link do Manual de Normalização

Quanto a capa da dissertação:

Capa para os Trabalhos de Conclusão (Dissertação,Tese e Relatório Técnico) em formato vetorial (EPS) e em formato bitmap (JPG). Recomenda-se enviar para a gráfica o formato EPS. Se, por ventura, a gráfica escolhida não utilizar o formato vetorial (EPS), disponibilizar para a mesma o formato bitmap (JPG). Capa em Papel off set ou AP, gramatura 180 a 210 gramas por metro quadrado. Caso tenha dúvidas, veja o Modelo.

Passo 8: O discente deverá encaminhar e-mail para  entrega.versaofinal@ufvjm.edu.br, com com as seguintes especificações: Assunto:  nome do  programa de pós-graduação e no corpo do e-mail:  solicito o link individual para a entrega da versão final (redija aqui seu nome completo).

Passo 9:  Após receber o link individual, o discente deverá anexar  os documentos listados abaixo em formato PDF/A, veja o Tutorial

  1. Ata de Defesa assinada eletronicamente
  2. Folha de Aprovação assinada eletronicamente
  3. Ata de Qualificação para doutorandos
  4. Declaração do Orientador/Coordenador assinada eletronicamente
  5. Questionário Sucupira, devidamente preenchido pelo discente
  6. Certidão de Quitação Eleitoral atualizada
  7. Termo de Autorização para disponibilização e licenciamento de Dissertações e Teses e Monografias de especialização no Repositório Institucional da UFVJM preenchido e assinado
  8. Versão final (seguindo todas as orientações das páginas iniciais)

Passo 10: Após anexar todos os documentos, o discente deverá informar no mesmo e-mail: Encaminho os documentos da versão final para análise da DED.

IMPORTANTE: é imprescindível o cumprimento na íntegra das orientações expressas acima, a emissão e o registro do diploma somente serão iniciados após o cumprimento dos procedimentos de entrega da versão final.

Passo 11: Os documentos físicos originais listados abaixo deverão ser entregues na PRPPG quando o concluinte buscar o diploma:

1. 01 (um) exemplar da dissertação ou tese impressa e encadernada em formato livro como descrito nas orientações acima

2. Ata de Qualificação (para os doutorandos), somente quando este documento não for assinado eletronicamente.

O recebimento do diploma ficará condicionado à entrega desses documentos originais.