Aluno do programa de pós-graduação em Química da UFVJM obtém dupla diplomação no doutorado, no Brasil e na França

publicado: 18/12/2023 08h54, última modificação: 18/12/2023 12h47

O aluno do departamento de Química da UFVJM, Kelton Rodrigues de Souza, obteve dupla diplomação no doutorado com o projeto intilutado BIOPHYSICAL AND STRUCTURAL STUDIES OF BIOACTIVE PEPTIDES DERIVED FROM THE PISCIDINE FAMILY IN MEMBRANE MIMETIC MEDIA.

O orientador de Kelton, professor Rodrigo Verly, explica que “ neste projeto, foi estabelecido um acordo bilateral entre as Universidades de Strasbourg - Unistra na França e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, no qual os professores Rodrigo Moreira Verly (UFVJM) e Burkhard Bechinger (Unistra) atuaram como orientadores do doutorando. Tal projeto permite ao discente obter o diploma de doutorado em ambas as instituições. Diploma de Doutorado em Química emitido pela UFVJM e pela Unistra.

A área pesquisada foi a de Biomoléculas. O projeto visa compreender melhor os mecanismos de ação dos peptídeos antimicrobianos naturais (PAMs), menos propensos à resistência bacteriana ou fúngica, permitindo assim o desenvolvimento de novos antibióticos.

Verly ressalta ainda que o projeto permite maior qualificação do estudante, permitindo-o desenvolver novas análises químicas e estruturais que não são realizadas no país. Os resultados da tese de doutorado resultaram e ainda resultarão em novos trabalhos com elevado fator de impacto na área de química, além de contribur para a ampla divulgação do Departamento de Química internacionalmente. Por fim, o projeto também atende ao critério de internacionalização exigido pela CAPES.

O doutorando já recebeu propostas para Pós-doutorado em Strasbourg para continuar sua formação na área de química e estrutura de biomoléculas. Diante do conhecimento e da experiência adquiridos na fronteira da Química e Biofísica, Kelton apresenta um perfil diferenciado de profissional que permitirá buscar seu espaço como professor-pesquisador no Brasil ou no exterior.

A Universidade de Satrasburgo - University of Strasbourg/CNRS, Institut de Chimie de Strasbourg

Com quatro ganhadores do Prêmio Nobel ainda ativos no campus, três em Química (1987, 2013 e 2016) e um em Medicina (2011), a Universidade é uma das principais instituições de pesquisa da França com selos de excelência como IDEX, LabEx e a única RTRA em química. A equipe de RMN e biofísica de membranas tem experiência reconhecida internacionalmente no desenvolvimento e aplicação de RMN de estado sólido e outras abordagens biofísicas para polipeptídeos de membrana, sendo seu coordenador membro sênior do InstitutUniversitaire de France.

Nossos grupos de pesquisa iniciaram a colaboração com o objetivo comum de compreender melhor os mecanismos de ação dos peptídeos antimicrobianos naturais (PAMs), menos propensos à resistência bacteriana ou fúngica. Nossa colaboração remonta a 2003, quando o prof. BurkhardBechinger, de Strasbourg, foi professor convidado na Universidade Federal de Minas Gerais. A partir de então, houve um intercâmbio considerável entre as universidades brasileiras e francesas, incluindo visitas mútuas de membros do corpo docente, bem como o intercâmbio de pós-doutorandos e doutorandos por longos períodos de tempo. Em 2005/06 o financiamento da CAPES/COFECUB permitiu o estreitamento entre os grupos por meio da realização de diversas missões de trabalho entre os grupos e a realização de 2 (dois) estágios de doutorado sanduíche e de 1 (um) Pós-doutorado. Desde então, muitos trabalhos foram desenvolvidos em colaboração na área de biofísica de peptídeos antimicrobianos. Atualmente, o coordenador dessa proposta, prof. Rodrigo M. Verly, que em 2011 foi nomeado professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mantém colaboração internacional com o prof. BurkhardBechinger a partir da aprovação na chamada internacional "COFINANCEMENT DE COTUTELLES DOCTORALES EM FRANCE" para co-tutela de doutorado dodiscenteKelton Rodrigues de Souza. Neste projeto, foi estabelecido um acordo bilateral entre as Universidades de Strasbourg - Unistra na França e a Universidade federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, no qual os professores Rodrigo Moreira Verly (UFVJM) e BurkhardBechinger (Unistra) atuam como orientadores do doutorando. Tal projeto permitirá ao discentes obterem o diploma de doutorado em ambas as instituições. O projeto previu períodos alternados de seis meses do estudante em cada instituição durante três anos, que se encerrará em 2023. Mais recentemente, o Prof. Rodrigo Verly aprovou uma bolsa no exterior no edital CNPq nº 26/2021, na modalidade doutorado sanduíche, para a doutoranda Amanda Neves de Souza, que permanecerá até janeiro de 2024 no laboratório do Prof. Burkhard Bechinger sob sua supervisão.

Acesse AQUI  imagem 1

Acesse AQUI imagem 2