Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto Quimikids leva crianças para dentro dos laboratórios da UFVJM
Crianças usando laboratório de química? Pode isso? Com o projeto de extensão Quimikids da UFVJM, pode sim! E é justamente esse o foco da iniciativa: levar crianças para dentro dos laboratórios para que transformem a curiosidade e o entusiasmo em interesse e valorização da ciência. Lançado em 2023, o Quimikids tem transformado os laboratórios de química do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, em Diamantina (MG), em local de visitação para crianças de escolas da região. Com a participação dos pequenos na realização de experimentos químicos que promovem a empolgação e atiçam os sentidos, o projeto tem promovido a aproximação entre a comunidade externa e a UFVJM, e a valorização da pesquisa, por meio da atividade de extensão.
Crianças assistem a um dos experimentos do projeto Quimikids durante visita à UFVJM (Crédito: Arquivo Projeto Quimikids)
O criador e coordenador do projeto Quimikids: Educação Laboratorial em Química Experimental como Estratégia Motivacional para o Desenvolvimento de Habilidades em Crianças, o professor do ICT Marcelo Moreira de Britto, destaca que o projeto é importante não só para as crianças e comunidade externa; também é importante para os alunos da UFVJM. “Desenvolver nos alunos de graduação envolvidos no projeto a habilidade de discutir e transmitir o conhecimento aos demais utilizando uma linguagem simples e acessível é um dos objetivos do projeto”, ressalta.
Já sobre a iniciativa ter definido como público-alvo crianças de 5 a 10 anos, de escolas públicas e demais instituições interessadas, o professor explica que os objetivos são “inserir as crianças no ambiente acadêmico através do contato direto com laboratórios e demais dependências da UFVJM; desenvolver nas crianças o desejo e a capacidade de discutir sobre ciência nas diversas áreas do conhecimento; tornar a química para crianças mais atrativa e estimulante, mostrando a elas a importância da química na nossa sociedade, e estimular a criança a desenvolver a curiosidade e o senso crítico em relação ao mundo e às suas transformações químicas, físicas e biológicas”.
Para os alunos de graduação da UFVJM, envolvidos no projeto, o retorno também é de incentivo e aprendizagem. “No Quimikids a gente oferece, para as crianças, a experiência de como é estar num laboratório. A partir dos experimentos, a gente mostra para elas como a química está presente no nosso dia a dia. A gente incentiva essas crianças para que, quando elas crescerem, elas optem por um curso da área da ciência e tecnologia. E é muito gratificante quando as crianças chegam pra você e falam: tio, quando eu crescer, quero ser um cientista igual a você. E eu, como aluno, também aprendo muito no projeto. Porque para eu explicar os experimentos, eu tenho que entender a química por trás deles. Então, se o aluno for um aluno dedicado, ele consegue aprender muito no Quimikids”, relata o aluno Lucas Augusto de Sousa Rodrigues, do curso de Engenharia Química.
Crianças participam de experimento do projeto Quimikids durante visita a laboratório da UFVJM (Crédito: Arquivo Projeto Quimikids)
Para o aluno Gustavo de Oliveira Ribeiro, do curso de Engenharia Química, “por meio do Quimikids, as crianças conseguem aprender que a química é a ciência das transformações. E os alunos de graduação têm a oportunidade de aprender mais sobre a química por trás dos experimentos, uma vez que são os responsáveis por ensinar as crianças os experimentos e explicar a elas o que está acontecendo em cada um deles. Então, o projeto é uma oportunidade de aprendizado para crianças e alunos de graduação”.
Veja abaixo os relatos de crianças da Escola Núcleo Municipal Zulma Rocha dos Santos, do município de São Gonçalo do Rio Preto (MG), que participaram do projeto.
Crianças da Escola Núcleo Municipal Zulma Rocha dos Santos, do município de São Gonçalo do Rio Preto (MG), relatam experiência de participação no projeto Quimikids (Crédito: Arquivo Projeto Quimikids)
Para os interessados em participar do Quimikids, basta entrar em contato com a coordenação do projeto, por meio do endereço de e-mail marcelo.britto@ict.ufvjm.edu.br, para agendamento. E para acompanhar as atividades do Quimikids e saber mais sobre a iniciativa, acesse o perfil oficial do projeto no Instagram.
Por Diretoria de Comunicação Social