Notícias
Acadêmico
Estudantes do Campus JK já contam com Meio-Passe Estudantil
Teve início, na última segunda-feira, 30/6, o benefício do Meio-Passe Estudantil para estudantes previamente cadastrados na Prefeitura de Diamantina, incluindo alunos da UFVJM que utilizam o transporte público para acesso ao Campus I e Campus JK. A boa notícia foi dada pelo prefeito Geferson Burgarelli e compartilhada pelo reitor Heron Laiber Bonadiman, nas mídias sociais.
“Quero registrar o meu agradecimento ao prefeito Geferson, a toda a Câmara de Vereadores e à cidade de Diamantina por essa grande conquista para os nossos estudantes. Um agradecimento especial à deputada estadual Beatriz Cerqueira, que enviou para a prefeitura R$ 1 milhão no exercício de 2024, já pensando em construir esse sonho junto com a nossa universidade”, comemora o reitor da UFVJM.
Em suas mídias, o prefeito também celebrou a conquista: “É com muita alegria e sensação de dever comprido que hoje estamos aqui assinando o decreto do Meio-Passe Estudantil. Este decreto é uma conquista para Diamantina; é uma conquista para os estudantes e para todas as instituições de ensino”.
É importante destacar que a viabilização do Meio-Passe Estudantil sempre foi tratada como prioridade pela atual gestão da universidade. Desde setembro de 2023, a Reitoria lidera iniciativas para garantir a mobilidade dos estudantes do campus-sede, com apoio e total envolvimento dos movimentos estudantis locais. Ressalta-se ainda que assegurar o transporte público de ida e volta à universidade é uma competência do poder público municipal.
Funcionamento do benefício
A Prefeitura de Diamantina informa que o Meio-Passe Estudantil é viabilizado por meio da compra do vale-transporte pela metade do valor, nos pontos oficiais credenciados pela Diamantina Bus: sede da empresa (Bairro Rio Grande) e rodoviária (Largo Dom João). Qualquer estudante tem direito de adquirir o benefício desde que tenha se cadastrado no formulário próprio lançado pela prefeitura, de março a junho passados, com o objetivo de avaliar as necessidades e o alcance do meio-passe na cidade, sendo obrigatório para quem desejasse solicitá-lo. Vale lembrar que a necessidade do cadastro foi amplamente divulgada pela Prefeitura de Diamantina e também pela UFVJM.
Ainda de acordo com informações da prefeitura, o benefício só é válido com a entrega do vale físico ao motorista, e cada estudante terá direito a adquirir 88 vales por mês. Para comprar, é preciso apresentar um documento com foto para a conferência dos dados cadastrais no sistema da prefeitura. Enquanto os ônibus não contam com catracas eletrônicas, a Diamantina Buss vai distribuir, no início do segundo semestre de 2025, carteirinhas com QR Code a cada estudante cadastrado. E um alerta muito importante: os vales são pessoais e intransferíveis, ou seja, não é possível comprar para terceiros nem revender. A utilização do benefício será acompanhada por fiscais, dentro dos ônibus; se for identificado uso indevido, o estudante pode perder o benefício.
A gestão da UFVJM comunica que qualquer dúvida sobre o funcionamento do Meio-Passe Estudantil deverá ser esclarecida com a Prefeitura de Diamantina.
Por Diretoria de Comunicação Social