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Congregação da FCBS e reitoria debatem demandas relevantes da unidade acadêmica

publicado: 20/03/2023 15h01, última modificação: 20/03/2023 15h07
A reitoria prestou esclarecimentos e sugeriu estratégias à direção da FCBS na condução dos projetos

Em prosseguimento a um conjunto de assuntos previamente debatidos com a diretora Karine Tais Aguiar Tavano e a vice-diretora Cristiane Moura, da Faculdade Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), e conforme pauta divulgada anteriormente a reitoria reuniu-se com a Congregação da FCBS no dia 11 do corrente.

O reitor Janir Alves Soares enfatizou a importância da oportunidade desse diálogo com a maior unidade acadêmica da universidade, e da necessidade de debatermos, de forma conjunta, as inúmeras demandas relevantes dessa faculdade.

Seguindo a pauta, assegurou, inicialmente, da manutenção do orçamento a todos os cursos da unidade acadêmica, seguindo a planilha de distribuição de valores referentes ao ano de 2019, quando houve uma normal execução das atividades acadêmicas e administrativas. Assim, serão mantidos recursos para as aulas teóricas, práticas, supervisão de estágio e outras demandas. Oportunamente, enfatizou quanto à possibilidade de aumento dos recursos, mediante proposta motivada à Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento). Assim, as diretrizes para tal suplementação foram discutidas anteriormente em reunião, com as todas as congregações das unidades acadêmicas do Campus JK, quando debatemos, especificamente, as contrapartidas dos cursos para melhorias dos seus indicadores acadêmicos relativos à ampliação das matrículas, diminuição da retenção e da evasão e, sobretudo, aumento da taxa de diplomação, conforme documento disponibilizado à época (Matriz OCC), ou seja, os principais elementos determinantes do Valor Discente Equivalente do Curso, o que foi corroborado e com pormenores pelo pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Darliton Vinicius.

“Nesse mesmo sentido, a reitoria tem incentivado a ativação das Unidades Especiais de Ensino – que são inúmeras as existentes na FCBS e bem como a captação de recursos em projetos de pesquisa e de desenvolvimento – tudo isso refletirá em mais investimento nos cursos, conforme consta na supracitada Matriz OCC e já debatido com essa unidade acadêmica”, ratifica o reitor Janir Alves Soares.

Para tanto, visando atender essas demandas de projetos, produtos e serviços - coisas que acontecem em universidades bem estruturadas, foram criadas a Diretoria de Produtos e Serviços (DPS), articulada com a Diretoria de Convênios (DICONV), as quais integram a Superintendência de Projetos e Desenvolvimento (SPD), ou seja, foram criadas estrategicamente três Unidades Organizacionais (UORGs) estratégicas para indução e estimulação de setores de investimento e de empreendedorismo envolvendo discentes em todas as suas etapas. Por fim, “tem-se em discussão no Consu a minuta de resolução específica sobre o assunto, em que tanto o docente quanto a universidade podem, legalmente, prestar serviços e perceber valores por isso e o nosso discente conquistar diplomação de alto valor agregado. Tal prática tem cabimento legal, acontece em inúmeras universidades e traz benefícios a todos os partícipes”, pontua o reitor Janir Soares.

Sobre o planejamento e aquisição de insumos utilizando como base o Plano de Contratações Anual (PCA), o professor Alcino, pró-reitor de Administração, explicou os avanços que estão ocorrendo na utilização do Almoxarifado Virtual Nacional (AVN) em termos de itens inclusos e agilidade na entrega, além das Atas de Registros de Preços (ARP). Ele também destacou que, em casos excepcionais, as compras podem ser feitas com o cartão corporativo, seguindo os normativos vigentes.

Quanto à organização da administrativa da unidade acadêmica, o reitor relatou que há tempos vem discutindo com a profa. Karine a criação da Secretaria Geral da FCBS – uma estratégia de integrar a direção aos cursos e obter eficiência na gestão do quadro de pessoal técnico-administrativo. A universidade possui setores essenciais, com reduzido quadro de servidores, muitos dos quais compartilhando diferentes atividades para poder atender melhor as demandas das unidades acadêmicas. Logo, precisamos finalizar o dimensionamento da força de trabalho. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está sistematizando todos os macroprocessos e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) implementando a gestão por competência. Por fim, a Faculdade de Ciências Sociais e Exatas, que também possui a estrutura em departamentos, já implantou essa organização. O reitor pondera que direção da unidade acadêmica é responsável pela gestão do seu quadro de pessoal (Art. 42, Regimento Geral UFVJM), o qual deve atuar proativamente em apoio à política de pessoal da Progep. Oportunamente, informa que todas as remoções de oficio do reitor tornarão sem efeito e serão revertidas pela Progep, em conformidade aos critérios da Resolução do Conselho Universitário.

Com relação às obras de adequação dos ambulatórios dos cursos da FCBS no prédio II, Campus I, serão empenhadas no orçamento de 2023. Para resolver a precária infraestrutura de obras e equipamentos da Odontologia que se arrasta há anos, o reitor informa que foram adquiridos dezenas de simuladores para os laboratórios da Odontologia e alguns equipamentos, que suplantam a ordem de R$1,2 milhão. Informa que a Proad já avaliou com a Chefia do Departamento algumas adequações para absorver melhor as turmas, em especial para a reposição de conteúdos clínicos e laboratoriais pendentes do período de pandemia.

Oportunamente, o reitor agradeceu ao curso de Odontologia por ter cedido a sua maior sala de aula para que a reitoria realizasse as adequações para os ambulatórios médicos, os quais foram entregues ao prof. Donaldo Rosa Pires Júnior, diretor da Famed, no mês de janeiro. Os oito ambulatórios restantes estão sendo programados no pavimento térreo do setor administrativo da Odontologia, com previsão de entrega no início do mês de abril do corrente. A demanda tem caráter emergencial e conseguiu-se essa negociação com a Odontologia para minimizar os prejuízos aos discentes do curso de Medicina da Famed e bem como restabelecer as consultas médicas às centenas de pessoas de Diamantina e região.

Com relação à curricularização da extensão, o pró-reitor de Extensão e Cultura prof. Kinulpe informou a todos da organização das atividades, mediante a Resolução Consepe 02/2022. Quanto à disponibilização de recursos financeiros, foi esclarecido que não existirá um teto fixo, mas cada projeto será analisado por uma equipe técnica e emitirá parecer para os ajustes necessários, “mas pode haver projeto de curricularização envolvendo várias unidades curriculares e de duração semanal, que poderá custar até R$ 20 mil – cada caso será um caso”, confirma o reitor Janir. É importante frisar que as nossas ações serão nas comunidades externas, com despesas de material de consumo, alimentação e hospedagem, as quais precisam ser planejadas com a antecedência de alguns meses, para que possamos comprar e planejar com apoio, por exemplo, de uma fundação de apoio. Para auxiliar-nos nessa atividade, que deve ser muito planejada, existe uma estratégia: formar equipes para definir as demandas e outra para planejar as entregas das demandas, ou seja, um ambiente interativo e participativo envolvendo a comunidade a ser atendida, a Proexc e os cursos da UFVJM.

Nesse sentido, o reitor esclarece da necessidade de constituirmos Comissão Permanente de Curricularização das atividades da FCBS, a qual atuará com a equipe da Proexc e se articulará com uma equipe externa, possivelmente secretários das Prefeituras Municipais, diretores de ONGs e outras representantes. “Em essência, vamos creditar somente aquilo que as comunidades demandarem, e que as ações não sejam repetidas só para fins de cumprimento da demanda da instituição mas, principalmente, para atender demandas das comunidades visando equacionar problemas, de forma a evoluir os indicadores de ação da universidade naquela comunidade. Para isso a Proexc está sistematizando todos as ações da curricularização através de indicadores. Isso se faz importante para que a curriculizarição seja socialmente relevante”, salienta o reitor Janir Soares.

No tocante às obras do Centro Esportivo Universitário – CEU dos cursos de Educação Física, a reitoria pretende atualizar os projetos relativos à piscina olímpica, campo de futebol e a quadra de esportes, mediante recursos do governo do estado de Minas Gerais. São valores expressivos que estão aquém do capital de investimento repassado através do orçamento da UFVJM. Hoje, estima-se um montante da ordem de R$6 milhões. Essa demanda tem sido debatida em mesa de negociação com o governo do estado.

Por último, ratificando conversas já ocorridas com a profa. Karine, prof. Donaldo e equipes da professores da Famed, a reitoria está elaborando uma proposta envolvendo todos os cursos da Saúde do Campus JK. Em resumo, transformar o prédio inicialmente destinado à Odontologia em um Centro Avançado de Diagnóstico e Tratamento em Saúde. Isso envolveria todos os cursos da FCBS e Clínicas médicas, em nível de especialização, mestrado e doutorado. Teríamos vários laboratórios e ambulatórios clínicos. Reuniões estão em andamento com a Secretaria de Estado da Saúde analisando as demandas regionais. Tem participado conosco também os gestores das casas de saúde de Diamantina, Hospital Nossa Senhora da Saúde e Santa Casa de caridade de Diamantina. Os valores inicialmente propostos alcançam a cifra de R$49 milhões.

Visita ao futuro Centro Avançado de Diagnóstico e Tratamento em Saúde da UFVJM. Prof. Donaldo, diretor da Famed;
prof. Thiago Fonseca, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; senhora Tereza Cristina Santiago e Faria, diretora do Hospital Nossa Senhora da Saúde;
prof. Frederico Toledo Rocha, diretor Técnico da Santa Casa de Caridade de Diamantina e o reitor Janir Soares (Foto: Arquivo pessoal)


Ao final, com a palavra franca, houve várias perguntas e dúvidas trazidas pela direção da FCBS, chefes de departamentos e coordenadores de cursos e pela conselheira representante dos técnicos administrativos e envolviam a definição das especialidades da saúde, tipos de serviços e fundo de recursos financeiros e de pessoal.

 

 

 

 

Membros da congregação da FCBS debatem os assuntos da pauta com a equipe da reitoria (Fotos: Arquivo Pessoal)


Todas as questões foram prontamente respondidas. Algumas ações discutidas em reunião já foram atendidas, dentre elas a liberação de recursos suplementares para aquisição de material de consumo para o Departamento de Ciências Biológicas, Educação Física, Nutrição e Odontologia, no montante de R$294.774,73. Os valores para cada departamento constam no Processo SEI nº 23086.018536/2022-06.

Com relação a essa mesa de negociação com o governador do estado, o reitor pondera que todas as unidades acadêmicas receberão recursos expressivos, mas em diferentes valores. Por exemplo, aos campi de Janaúba e Unaí já estão garantidos, em convênios assinados, recursos da ordem de R$ 7,2 milhões cada unidade acadêmica. Para a FCBS em especifico, devido à maior quantidade de cursos e obras paralisadas, o montante ultrapassa a cifra dos R$50 milhões. Indubitavelmente, esses recursos fortalecerão em muito a maior unidade acadêmica da UFVJM e o melhor aproveitamento dos recursos depende muito das contrapartidas dos grupos de trabalho para apoiar a direção da unidade acadêmica nessa empreitada.

Ao final do encontro, a diretora Karine, presidente da Congregação da FCBS, manifestou-se favorável à constituição de grupos de trabalho com atribuições específicas para apoiar as demandas supracitadas, bem como de comissões específicas para algumas demandas de caráter permanente.

“Agradecido pelo envolvimento da congregação na discussão dos assuntos, a reitoria disponibilizou toda a equipe de pró-reitores, diretores, órgãos suplementares e o Gabinete para apoiar a direção da FCBS nos planejamentos e, sobretudo, nas execuções dos projetos”, concluiu o reitor Janir Alves Soares.

Por Janir Alves Soares - Reitor da UVJM