Notícias

Institucional

Vice-Governador Mateus Simões se reúne com prefeitos para definir proposta de criação de cursos com UFVJM

publicado: 10/03/2023 10h37, última modificação: 10/03/2023 14h47
Cursos serão estruturados com base na vocação econômica de cada polo de Educação

Em continuidade à proposta de cessão à UFVJM de seis Polos de Educação Técnica e Tecnológica situados nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Norte e Noroeste do estado, especificamente nas cidades de Espinosa, Joaíma, Manga, Monte Azul, Taiobeiras e Unaí, o vice-governador do estado de Minas Gerais, o senhor Mateus Simões de Almeida, e sua equipe de governo reuniram-se, na cidade administrativa, em Belo Horizonte, na última segunda-feira, dia 6, com os prefeitos das cidades que receberam os polos de educação e com os reitores da UFVJM e UNIMONTES, para discutir a criação de cursos nos supracitados polos.

Além do vice-governador e sua equipe, participaram da sessão os prefeitos das cidades de Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Pompéu, Taoibeiras e Unaí; os reitores da UFVJM e UNIMONTES e suas respectivas equipes. Vale lembrar que apenas os polos das cidades de Espinosa, Joaíma, Manga, Monte Azul, Taiobeiras e Unaí, dizem respeito à proposta da UFVJM.


Vice-Governador de estado, reitores da UFVJM e da UNIMONTES e prefeitos de vários municípios debateram a proposta de criação de
cursos nos polos de educação e desenvolvimento nos territórios de abrangência da UFVJM (Foto: Arquivo Pessoal)

As primeiras conversas com o secretário de Governo de estado à época, o senhor Mateus Simões, hoje vice-governador do estado, bem como com as Secretarias de Educação (SEE) e de Desenvolvimento Econômico do estado de Minas Gerais (SEDE), ocorreram ao longo do ano de 2022. A UFVJM propôs construir um plano de oferta de cursos profissionalizantes, de alta empregabilidade regional, com base na vocação econômica de um polo microrregional aglutinando vinte municípios circunvizinhos. A UNIMONTES, UEMG e o IFNMG poderiam compartilhar esses polos de educação ofertando cursos de suas expertises, visando à economicidade de recursos público perante a demanda induzida de cursos de cada microrregião.


Reunião com o secretário de Governo Mateus Simões, com a presença da Secretária de Educação do estado, Júlia Goitacázes;
pró-reitor de Planejamento da UNIMONTES, prof. Aloisio, representando o reitor da UNIMONTES; o assessor especial da reitoria da
UFVJM, Bruno Gomides; a pró-reitora de Planejamento e Orçamento da UFVJM, profa. Flaviana Dornela Verli; pró-reitor de Pesquisa e
Pós-Graduação da UFVJM, prof. Thiago Fonseca Silva, e o reitor da UFVJM, Janir Soares (Foto: Arquivo Pessoal, 10 de março de 2022)

Iniciando a sessão o vice-governador Mateus Simões externou o grande interesse do estado em prover o melhor aproveitamento dessas grandes estruturas, inicialmente lançadas como parte da proposta do governo federal para construir Escolas Técnicas do Programa Brasil Profissionalizado, iniciado no ano de 2008. O projeto não avançou da maneira desejada e, agora, de forma conjunta, ouvindo os prefeitos e os reitores da UNIMONTES e da UFVJM, o estado deseja traçar projetos para tais escolas, de maneira a  considerar as demandas do município e da respectiva região. 

O prof. Luiz Eustáquio, assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais, sugeriu que se iniciasse o projeto de maneira a estruturar um plano de cursos comuns a todas as escolas que objetivem fortalecer a capacidade de gestão dos municípios, em parceria com a Fundação João Pinheiro, e posteriormente a oferta de cursos profissionalizantes, alinhados às demandas regionais e das grandes empresas da região.


Prof. Luiz Eustáquio, assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais, e prof. Rafael Alvarenga, pró-reitor de Graduação,
participaram dos debates pela proposta de criação de cursos profissionalizantes, bem como sobre o funcionamento e manutenção de
tais polos de educação e de desenvolvimento (Foto: Janir Alves Soares)

Após amplo debate, o reitor da UFVJM propôs elaborar o plano de oferta de cursos individualizados por microrregião com o apoio da SEE e da SEDE, ouvindo as sugestões do pool de prefeitos e empresas de cada microrregião circunvizinha, levando-se em conta a vocação econômica.


Prefeito da cidade de Taiobeiras, Senhor Denerval Germano da Cruz; vice-reitor da UNIMONTES, professor Dalton Caldeira Rocha;
reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares; reitor da UNIMONTES, professor Wagner de Paulo Santiago; prefeito da cidade de Unaí,
senhor José Branquinho Gomes; secretário-executivo do vice-governador, senhor Gustavo (Foto: Janir Alves Soares)

Encerrando a sessão o vice-governador Mateus Simões incumbiu-se de apresentar a nossa proposta ao governo federal, uma ação que requererá apoio de todas as lideranças políticas da região. Os prefeitos elogiaram a iniciativa do vice-governador Mateus Simões em buscar solução rápida e estratégica para tais polos de educação e apresentaram inúmeras possibilidades de cursos e outras finalidades. Para organizar as demandas e estruturar uma proposta, criou-se um plano de trabalho envolvendo os reitores, prefeitos e a secretaria do Gabinete do vice-governador.

Na oportunidade, o reitor Janir Alves Soares passou às mãos do assessor do governo, senhor Fernando Sette Júnior, a demanda de recursos já discutida em reuniões anteriores, os quais são cruciais para a continuidade da mesa de negociação dessa proposta que, resumidamente, consiste em:

      1. Atendimento de demandas apresentadas pela UFVJM com repasse de recursos da ordem de R$159.100 milhões;
      2. Aquisição de equipamentos para os novos cursos a serem criados;
      3. Aceno favorável do governo federal com vagas de servidores e previsão de orçamento para funcionamento e manutenção dos novos campi.


Mantendo o cumprimento de tais demandas, a reitoria proverá continuidade do debate dessa matéria perante os órgãos da UFVJM, em específico com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), e sobretudo, no Conselho Universitário (Consu).

“Portanto, temos em mesa de negociação uma ampla proposta que contempla, entre outras coisas, a consolidação de demandas criadas à época do REUNI, nos idos de 2008, acoplada a uma proposta de expansão de novos campi nesses polos de educação. Trata-se de uma proposta bastante robusta, construída de forma democrática definida em bases pactuadas com instâncias colegiadas da universidade e envolvendo todos os atores, os três níveis de governo em sua esfera municipal, estadual e federal, bem como a iniciativa privada”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Janir Alves Soares - reitor da UFVJM