Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Gravação em vídeo é novidade do podcast Conto com Ciência

publicado: 08/03/2023 20h22, última modificação: 08/03/2023 20h22
Dicom pretende impulsionar disseminação da produção científica da UFVJM

O podcast Conto com Ciência, produção mensal da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM, abriu sua 3ª temporada com uma novidade: o programa passou também a ser gravado em vídeo, para que o público possa ver os episódios, além de ouvi-los. A partir de agora, ele está disponível tanto nos tocadores de podcast quando no canal  do YouTube UFVJM Oficial. 

“Na estreia dessa temporada, decidimos inovar com a gravação em vídeo. A ideia é alcançar um público maior e, consequentemente, impulsionar a disseminação da produção científica da UFVJM. Percebemos ainda que diversos podcasts têm divulgado pequenos trechos das gravações, por isso apostamos também nessa estratégia, uma vez que ela possibilita a viralização das informações científicas”, afirma a publicitária da Dicom, Marina Lindsay dos Santos, uma das coordenadoras do Conto com Ciência. 

Gravação em vídeo é novidade do podcast Conto com Ciência 1 Gravação em vídeo é novidade do podcast Conto com Ciência 2
Para gravação do podcast Conto com Ciência, a equipe da Dicom tem utilizado os estúdios e equipamentos dos setores
Audiovisual/Rádio Universitária e conta com o trabalho dos estagiários Lara Rodrigues Pinheiro e Vinícius Reiser Coelho de Souza (Fotos: Dicom/UFVJM)

Nova temporada

Para abrir os trabalhos da nova temporada, a equipe escolheu como tema a saúde mental, um assunto atual e importante para todos. Para isso, convidou Camila de Lima, professora da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), em Teófilo Otoni, e Leonardo Gomes de Carvalho, neurocirurgião vascular em Diamantina e preceptor da Residência Médica em Neurocirurgia da UFVJM.

Gravação em vídeo é novidade do podcast Conto com Ciência 3
Gravação no estúdio com Leonardo Carvalho e as servidoras da Dicom Lucy Oliveira e Marina Santos (Foto: Dicom/UFVJM)

No episódio “Pinceladas de Saúde Mental”, os convidados falam sobre sua atuação na área de saúde mental e dão dicas importantes para o ouvinte que deseja estar em harmonia com seu corpo e mente. O programa já está disponível nas principais plataformas de streaming: YouTube, Spotify, Anchor, Deezer, Breaker, Castbox.fm, Pocket Casts, Radio Public, Google Podcast e Amazon Music. 

Gravação em vídeo é novidade do podcast Conto com Ciência 4

Iniciativa da Dicom para difundir a ciência

Com a consolidação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), especialmente durante e após a pandemia covid-19 em que o trabalho remoto se tornou realidade, a equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM começou a idealizar um programa que levasse informações importantes, de maneira leve e descomplicada, às pessoas.

Assim, em 27 de agosto de 2021, foi lançado o Conto com Ciência, um podcast de divulgação científica que tem como objetivo aumentar a visibilidade do conhecimento científico produzido em todos os campi da UFVJM. O programa usa a contação de história e um bate-papo com especialistas para valorizar a cultura científica e discutir temas relevantes para a sociedade e para o desenvolvimento do país. 

Do lançamento pra cá, o Conto com Ciência se consolidou e já foram realizadas duas temporadas do programa, totalizando 12 episódios, que estão disponíveis na página da Dicom no portal da UFVJM. 

Acesse todos os episódios do podcast Conto com Ciência.

Por Diretoria de Comunicação Social