Reitor manifesta-se sobre acusações de apoio a atos antidemocráticos

publicado: 08/03/2023 18h35, última modificação: 08/03/2023 19h07
Nota diz respeito a notícias veiculadas em meios de comunicação externos

O reitor da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Janir Alves Soares, informa a toda comunidade interna e externa que as notícias veiculadas nos diferentes meios de comunicação externos afirmando o seu apoio a atos antidemocráticos ocorridos em janeiro de 2023 no país não correspondem à realidade dos fatos, pelas seguintes razões:

"Como cidadão, possuo direito de expressão estabelecido na Constituição Federal de 1988, a qual valida o pluralismo de ideias e opiniões. Já o servidor público Janir ocupa atualmente o cargo de reitor da UFVJM, o que significa uma responsabilidade.

Nesse sentido, esclareço, do lugar de reitor da UFVJM, que a manifestação publicada na página do perfil pessoal de rede social não se trata de apoio à depredação do patrimônio público e nem ataque à democracia e às instituições constituídas, pois a publicação no perfil fazia menção às ações manifestas no momento em que aconteciam de forma pacífica e ordeira, bem antes da depredação. Como representante da universidade, não compactuo com quaisquer ações criminosas contra o patrimônio público, a democracia e as instituições constituídas.

Tendo em vista o direito de expressão de qualquer cidadão, constituído na Constituição Federal, informo que toda minha participação em ações, do lugar de cidadão, sempre se pautaram na ordem, na busca pelo diálogo sem conflito.

Assim, espero que atos de vandalismos, de golpistas, sejam apurados perante a lei e ressalto que há de se fazer uma separação das publicações realizadas nos diferentes momentos das manifestações, pois em minhas ações sempre defendi a educação, a paz, a democracia, a legalidade, a transparência.

Ressalto, ainda, que todas as minhas manifestações realizadas não possuem quaisquer afrontas às autoridades ou às instituições. Portanto, apresentam somente reflexões críticas acerca do que nos envolve consoante a uma das finalidades previstas no Estatuto da UFVJM."

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM