UFVJM avança com constituição de frente parlamentar

publicado: 10/03/2023 15h35, última modificação: 10/03/2023 15h57
Amplo apoio parlamentar, nos âmbitos estadual e federal, é fundamental para a UFVJM expandir ações às comunidades

Nos últimos anos a UFVJM tem buscado fortalecer políticas interinstitucionais com a finalidade de viabilizar projetos e programas relevantes para as nossas comunidades. O 1º Fórum de Políticas Interinstitucionais, realizado em novembro de 2019, marcou início de construção de grandes parcerias com instituições públicas e privadas.

O fórum buscou aglutinar instituições públicas envolvendo segmentos dos governos estadual e federal, prefeituras municipais, a iniciativa privada mediante amplo apoio parlamentar em prol de políticas de desenvolvimento dos nossos territórios de abrangência (Foto: Arquivo Pessoal)

Importante salientar que desde o início da gestão, em agosto de 2019, vários parlamentares têm atuado de forma expressiva perante as demandas da UFVJM, em Brasília:

A pandemia que aconteceu nos dois anos seguintes, 2020 e 2021, atrasou a execução de projetos. Não obstante, em 2020 a UFVJM angariou expressivas emendas parlamentares federais, da ordem de R$4,3 milhões, com notável apoio dos deputados Fábio Ramalho, Hercílio Diniz, Igor Timo e Rogério Correia.

De sua parte, a deputada Greyce Elias mediou junto ao MEC um recurso suplementar da ordem de R$1,015 milhão, totalizando R$5,3 milhões, em 2020, um recorde para a UFVJM

Isso demonstra o real apoio dos parlamentares aos projetos da UFVJM, o que pode ser visto na figura abaixo.

Em 2020 a UFVJM obteve expressivo aporte de emendas individuais de parlamentares da Bancada Mineira

Em 2022, foi finalizado o programa de reestruturação das unidades organizacionais da reitoria, com objetivo de valorizar e oportunizar iniciativas inovadoras e empreendedoras, a exemplo da Superintendência de Projetos e Desenvolvimento (SPeD), Diretoria de Convênios (DICONV), Diretoria de Produtos e Serviços (DPeS) e a Diretoria Administrativa, em cada campus da universidade.

Considerando-se que o território de abrangência desta universidade, envolve 182 municípios e uma extensão que abarca 44,5% do estado de Minas Gerais, a reitoria ampliou o comando dos diretores administrativos dos campi de Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, atualmente liderados pelos professores Leonardo Azevedo Sá Alkimin, Thiago Vasconcelos Melo e Fabio Silva de Sousa, respectivamente. A articulação das bancadas para os campi de Diamantina ficou a cargo do assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais, prof. Luiz Eustáquio Pinheiro.

Dessa forma, em recente reunião foram planejadas ações estratégicas para constituirmos essas duas frentes parlamentares, uma estadual e outra federal, as quais aglutinarão parlamentares em função dos quatro campi da UFVJM.

Reunião com os professores Leonardo Dobbss, Fábio e Leonardo Alkimin, diretores administrativos dos campi de Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, respectivamente; o assessor de Assuntos Estratégicos da reitoria, prof. Luiz Eustáquio; o pró-reitor eventual de Administração, Felipe Maynart, e o reitor Janir Soares (Foto: Arquivo Pessoal)

Os recursos financeiros deverão ser priorizados para projetos de desenvolvimento e de extensão, para as obras de pavimentação dos campi e, sobretudo para as políticas de apoio à permanência dos estudantes na universidade. Tais projetos serão analisados, aprovados e supervisionados por essa equipe multicampi, através da SPD.

Além de recursos financeiros, as frentes parlamentares contribuirão, expressivamente, na elaboração e aprovação de projetos junto ao governo do estado e governo federal. Desnecessário dizer que os recursos destinados em orçamento anual estão muito aquém das expectativas das demandas da comunidade acadêmica, situação que vem se agravando nos governos dos últimos 12 anos.

Para justificar ainda mais as buscas por recursos adicionais, a reitoria da UFVJM comunica que as suas instâncias de governança prepararam rol de projetos, capazes de causar impacto nas regiões onde atua. Entre essas, vale ressaltar o programa “A Universidade nas Comunidades”, e os projetos que o tornam mais dinâmico, a saber:

I - Cooperação interinstitucional na Instalação de Escolas Técnicos Personalizadas Adequadas Necessidades Regionais, como apoio da Secretaria de Educação de Minas Gerais e outras entidades;
II- Ampliação da Rede de EAD em todo o Norte e Nordeste de Minas Gerais; e
III - a Criação de Núcleo Executivo em Apoio à execução de Políticas Públicas nas Regiões Norte e Nordeste do estado.

Como pode ser visto, são projetos impactantes, resultantes de amplas consultas às comunidades, incluindo os segmentos produtivos, educativos e públicos. Logo, ampliar recursos em orçamento via Congresso Nacional, Ministério da Educação e Ministério da Economia, por meio de Lei Orçamentária Anual (LOA), representa a via mais acertada para o atendimento das demandas da UFVJM.

Em visita à UFVJM, o senador Alexandre Silveira e o deputado Igor Timo discutem suplementação orçamentária com o reitor da UFVJM, Janir Soares (Foto: Arquivo Pessoal)

Esse foi o ponto de vista defendido pelo senador Alexandre Silveira e pelo deputado Federal Igor Timo, em visita à reitoria da UFVJM. “Assim, os recursos seriam mais expressivos e poderiam contemplar a conclusão de obras paralisadas, aquisição de equipamentos e contratação de serviços terceirizados, a única forma viável de resolver um quantitativo significativo de obras iniciadas à era do Programa REUNI, em 2008, as quais atingem cifra da ordem de R$160 milhões”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM