Reitoria divulga estudo sobre orçamento e Matriz OCC da UFVJM

publicado: 07/10/2022 15h43, última modificação: 07/10/2022 18h24
Documento aponta necessidade de valorizar e fortalecer os potenciais da instituição

No intuito de aprofundar diálogos com a comunidade acadêmica em temas considerados relevantes para a melhor organização e desempenho da nossa universidade, a Reitoria da UFVJM elaborou o estudo “Análise do Orçamento e da Matriz OCC da UFVJM de 2019 - Perspectivas e estratégias para melhorar os indicadores de ensino e de qualidade”.

Indubitavelmente, é um tema que influencia muito o planejamento e a execução das atividades do dia a dia de cada curso da UFVJM. Também é um assunto que suplanta gestão de governos e de reitorias; portanto, precisa ser visto com responsabilidade e foco nas finalidades e objetivos constantes no estatuto desta casa.

Nesse sentido, a Reitoria realizará reuniões com as congregações das unidades acadêmicas de cada campus, a partir da próxima semana, e convida toda a comunidade acadêmica para participar e trazer as suas contribuições.

“É sabido que algumas universidades federais desenvolveram estratégias e parcerias que lhes asseguram superar as frequentes crises do orçamento. Lado outro, algumas permanecem na inércia, sobrevivendo exclusivamente dessa fonte de receita da união, o que representa uma fragilidade que pode ser superada. Discutir temáticas dessa natureza tende a consolidar a autonomia da universidade pública na construção de suas políticas de ensino, de fortalecimento da sua capacidade institucional e, sobretudo, de contribuir com os projetos de desenvolvimento econômico e social das pessoas dos nossos territórios de abrangência”, comenta o reitor Janir Alves Soares.

Conheça o estudo “Análise do Orçamento e da Matriz OCC da UFVJM de 2019 - Perspectivas e estratégias para melhorar os indicadores de ensino e de qualidade”.

Por Reitoria