Curso de Odontologia retorna com atividades clínicas de modo regular

publicado: 30/06/2022 16h57, última modificação: 04/07/2022 09h51
Ação faz parte da terceira etapa do retorno da comunidade universitária às instalações físicas

O curso de Odontologia da UFVJM informa que, a partir de 4 de julho de 2022, o curso retornará com suas atividades clínicas de modo regular, contando com atendimentos clínicos de Odontologia para: pacientes adultos, a partir de 13 anos, de segunda a quinta, todas as manhãs, e segundas e terças à tarde; e para crianças, até 12 anos, às quartas e sextas, no período vespertino. Já a Clínica de Estomatologia (lesões de boca e biópsias) continuará prestando serviços a toda comunidade nas quartas, das 14h às 18h, e nas quintas-feiras, das 8h às 14h, com atendimento por ordem de chegada. A ação faz parte da terceira etapa do retorno da comunidade universitária às instalações físicas.

A coordenação do curso destaca que “o calendário acadêmico das atividades clínicas e laboratoriais deste semestre pode ser conferido aqui, sendo possível observar o início em 4 de julho, contando com um intervalo de 1º de setembro até 24 de setembro, seguindo o recesso acadêmico da universidade, e término previsto para 5 de dezembro”.

De acordo com a coordenação, “infelizmente, por motivos diversos, ainda não será feito atendimento no plantão odontológico. Para situações de dor de dente, traumatismo dentário e outras urgências, a sugestão é procurar atendimento no posto de saúde referência de seu domicílio ou indicado por sua Estratégia de Saúde da Família (ESF)”.

O curso ainda ressalta que a pandemia é vivenciada em todos os ambientes, o que não é diferente nos ambientes odontológicos em geral. “Com ênfase à situação de consultórios clínicas-escola, o risco de infecção cruzada é alto entre pacientes e alunos, professores e técnicos de apoio. Os fluidos orais do paciente, saliva e gotículas de sangue atuam como potenciais fontes de contágio para diversas doenças, como é sabido; o que não é diferente com o vírus Sars-CoV-2”.

Para evitar aglomerações, o Setor de Triagem e Cadastro de Pacientes fará o registro de pacientes preferencialmente por telefone: 3532-6005 ou 3532-6009.

Por Diretoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents