Ensino, Pesquisa e Extensão

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas divulga 2ª edição do jornal O Vissungo

publicado: 30/06/2022 16h40, última modificação: 30/06/2022 16h40
Jornal tem objetivo de promover diálogo e informação entre os membros da comunidade acadêmica, com as periferias de Diamantina e, consequentemente, com o Vale do Jequitinhonha

A segunda edição do jornal O Vissungo Neabi - Chica da Silva da UFVJM acabou de ser lançada. O jornal é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e surgiu com o intuito de ampliar perspectivas e dialogar com a realidade acadêmica e política acerca das dificuldades enfrentadas pelas comunidades.

De acordo com a professora Ana Paula Nunes, coordenadora do Neabi, O Vissungo “tem o intuito de promover fôlego para a entrada e permanência na universidade, por meio das informações que circularem entre os membros de toda comunidade acadêmica e as periferias de Diamantina”.

“É um espaço para compartilhar a correria do povo negro, com propósito de estimular os leitores a ocuparem locais como a universidade, assim como os discentes a acrescentarem suas visões no Vissungo. Além de promover diálogo, circulando informações que abrangem diversas formas de compreender a negritude, são apresentados também pensadores, poetisas, poetas e (arte)vistas da população negra brasileira, assim como as representações sagradas dos orixás”, declara Mylena Badaró, aluna responsável.

“Sinta-se convidado a ocupar esse jornal e somar na construção do diálogo”, finaliza Ana Paula.

A distribuição é gratuita. Acesse o arquivo do jornal.

Confira o projeto no link da bio da página de O Vissungo no Instagram.

Discente Responsável: Mylena Badaró

Docente Responsável: Juliano Pereira