Notícias

UFVJM comunica adiamento da Seleção Seriada - Sasi 2020

publicado: 14/10/2020 20h00, última modificação: 14/10/2020 20h10
Conselho de Graduação (Congrad) aprovou e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) deliberou pela não abertura da Seleção Seriada – Sasi enquanto persistir a emergência em saúde pública em função da pandemia da Covid-19 ou até que se encontrem formas de realização das provas presenciais

A Coordenação de Processos Seletivos (Copese) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) comunica o adiamento da Seleção Seriada - Sasi, prevista para ocorrer em 2020. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Graduação (Congrad) e deliberada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que se basearam na emergência em saúde pública em função da pandemia da Covid-19 para decidirem pela impossibilidade de aplicação das provas.

Segundo a equipe da Copese/Prograd, “o contexto atual da pandemia da Covid-19 e a excepcionalidade gerada por este momento acarretaram na suspensão dos calendários acadêmicos de várias instituições de ensino superior e da educação básica das redes públicas e privadas, ocorrida desde março de 2020. Ainda não há previsão ou expectativa de quando acontecerá o retorno às aulas na forma presencial, ou mesmo se a conclusão dos períodos letivos suspensos ocorrerá ainda no ano em curso”.

A Copese/Prograd destaca que “ciente dessa situação de incerteza e insegurança gerada pela pandemia, é importante esclarecer que a Sasi não está sendo cancelada. A UFVJM está apenas adiando a abertura dos editais, garantindo assim que nenhum candidato seja prejudicado”. E acrescenta: “O calendário acadêmico de 2020 encontra-se suspenso e ainda não há previsão de quando o ano letivo de 2021 terá início. Em virtude disso, a UFVJM firma o compromisso de publicar o edital em tempo hábil, para que todos os candidatos possam cumprir os prazos estabelecidos com tranquilidade”.

Para os candidatos que estão aptos a realizarem a 3ª etapa do triênio e farão a prova do Enem 2020 em janeiro, as normas permanecem as mesmas: após a publicação do edital, esses candidatos deverão inscrever-se no site da Copese, no período indicado. A nota do Enem 2020 será utilizada para compor a nota final do triênio 2018-2020, para ingresso no 1º semestre letivo de 2021. Já para os candidatos da 1ª e 2ª etapas Sasi, a Copese informa que, para se prepararem, já estão publicados os conteúdos programáticos para as provas, inclusive as obras literárias. Acesse neste link.