Projeto Vagão Sustentável distribui cestas básicas para famílias carentes em Teófilo Otoni

publicado: 06/04/2020 17h38, última modificação: 06/04/2020 18h33
Ação visa minimizar consequências negativas do distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus

O projeto de extensão Vagão Sustentável, do Campus do Mucuri da UFVJM, está trabalhando para ajudar diretamente famílias carentes em Teófilo Otoni, neste momento de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Os integrantes do projeto, alunos e coordenação, com apoio de servidores no Campus do Mucuri, mobilizaram-se para arrecadar alimentos. Até o momento, o projeto arrecadou 56 cestas básicas, que já foram entregues para famílias de 12 bairros da cidade.

A coordenadora do projeto, professora Izabel Marques, explica que o Vagão Sustentável, em sua essência, realiza ações de educação ambiental para adoção de práticas sustentáveis. “Ou seja, desenvolver de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que nasceram na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012”.

Integrantes do projeto Vagão Sustentável fazem doação de cestas básicas para famílias carentes em Teófilo Otoni (foto: divulgação Vagão Sustentável)

Para Izabel, a pandemia da Covid-19 coloca em risco 3 dos 17 objetivos propostos pela ONU: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar da população. “Portanto, são fundamentais ações conjuntas, com foco nesses objetivos, como é o caso da doação de cestas básicas a famílias carentes realizada pelo Vagão Sustentável, em parceria com técnicos e docentes da UFVJM do Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni-MG, diante de uma sociedade tão desigual e fragilizada”, analisa.

O projeto Vagão Sustentável foi criado em 2013 e registrado como atividade de extensão na UFVJM em 2014. Atualmente, mais de 50 alunos, dos cursos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Hídrica e Serviço Social atuam no projeto.

Saiba mais informações sobre o projeto pelo e-mail vagaosustentavelmg@gmail.com, ou pelas redes sociais: