Coronavírus - UFVJM é credenciada para realizar testes

publicado: 03/04/2020 14h18, última modificação: 03/04/2020 14h56
Laboratório da universidade é um dos 19 considerados aptos pela Funed para compor a REDELAB COVID-19

De acordo com memorando da Fundação Ezequiel Dias (Funed) expedido na última quarta-feira, dia 1º de abril, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está entre as instituições do estado de Minas Gerais aptas a realizar análises laboratoriais para o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid 19. Assim, o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que faz parte do Laboratório-Escola de Análises Clínicas, do curso de Farmácia da UFVJM, é um dos laboratórios colaboradores da Funed, inserindo a universidade na REDELAB COVID-19.

De acordo com o diretor de Pesquisa da UFVJM, professor Danilo Bretas, que está à frente do trabalho, toda a documentação já foi enviada à Funed e agora a universidade deve passar por uma etapa de validação para o início efetivo do trabalho. “Seguindo o protocolo da Funed, buscamos as amostras a serem validadas e devemos entregá-las de volta, com o resultado esperado. Essa etapa é chamada ‘Controle de Validade Externa’ e serve para confirmar se o laboratório segue os padrões de qualidade definidos para esse tipo de diagnóstico”, explica o professor Danilo.

Confira o memorando e uma reportagem divulgada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) sobre a aptidão do laboratório da UFVJM para o diagnóstico do novo coronavírus:

Memorando QDIOM Nº 0007/2020
Dezenove laboratórios são habilitados pela Funed para o teste de coronavírus em MG