Projeto capacita mão de obra da construção civil em Teófilo Otoni

publicado: 31/10/2019 12h18, última modificação: 31/10/2019 14h31
Construção+ está realizando segundo módulo do curso que oferece capacitação para pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores e mestres de obras

Os cursos de Engenharia Civil, Hídrica e de Produção do Campus do Mucuri estão realizando o projeto de extensão Construção +, programa de capacitação de mão de obra da construção civil em Teófilo Otoni. A atividade está oferecendo qualificação para trabalhadores da construção civil, como pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores e mestre de obras sem formação técnica de nível médio ou superior.  Iniciado em abril deste ano, com o módulo I, que foi até o mês de julho, agora o Construção + já está realizando o módulo II, com aulas que iniciaram em setembro e vão até o próximo mês de novembro. Cerca de 30 trabalhadores estão sendo capacitados neste segundo módulo.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Iara Ferreira de Rezende Costa, o Construção+ é oportunidade para que os operários das áreas de construção civil, elétrica e mecânica adquiram, gratuitamente, noções teóricas sobre os serviços que realizam. Iara destaca, também, como objetivo do projeto “permitir intercâmbios de informações entre os estudantes de engenharia, carentes de atividades que os levem a se deparar com a prática da sua profissão antes de se formarem, e o público-alvo atendido pelo projeto, carente de oportunidades que possibilitem qualificação para o mercado de trabalho e consequentemente melhorem a renda familiar”.

Além disso, a professora acrescenta que por meio desse projeto de extensão é possível apresentar para a comunidade os cursos de engenharia da UFVJM, em Teófilo Otoni, e entender mais sobre a realidade da construção civil. “Está entre os objetivos do projeto a difusão dos cursos de graduação em engenharia da UFVJM e comprovar os benefícios causados e as dificuldades que envolvem o emprego de programas de capacitação de mão de obra nas empresas da construção civil”, acrescenta.

(Foto: Construção+/Arquivo)

A capacitação

O curso é dividido em dois módulos, sendo o primeiro módulo com disciplinas mais elementares da construção civil e o segundo módulo com atividades mais aplicadas à área. No módulo I foram ministradas as seguintes disciplinas, com suas respectivas cargas horárias: Interpretação de Projeto Arquitetônico (22h), Física Aplicada à Construção (10h), Matemática Aplicada à Construção (12h), Noções de Higiene e Segurança no Trabalho (6h), Noções de Informática (6h), Gestão da Qualidade e Produtividade na Construção Civil (6h).

Já o módulo II, que está em andamento, tem como disciplinas: Planejamento e Organização de Obras (12h), Conceitos Básicos e Interpretação de Projeto de Fundações (8h), Concreto e Suas Aplicações (12h), Técnicas e Materiais para Acabamento de Edificações (8h), Interpretação de Projeto Estrutural (8h), Interpretação de Projetos de Instalações Elétricas (6h) e Interpretação de Projetos de Instalações Hidrossanitárias (8h).

(Fotos: Construção+/Arquivo)

A professora Iara explica que, durante as aulas, os profissionais da construção civil têm informações teóricas e práticas ministradas por alunos voluntários dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e Produção. “Esses alunos (facilitadores) são acompanhados por professores (tutores), ao longo da realização do curso, os quais são responsáveis por orientá-los na prática de suas atividades”, destaca Iara.

Para a coordenadora do projeto, com essa dinâmica do Construção +, os alunos da UFVJM que são responsáveis por lecionar as aulas do curso também têm a oportunidade de vivenciar a realidade social, a prática profissional e o dinamismo de uma sala de aula na função de docentes.

“Os projetos de extensão universitária têm ganhado bastante visibilidade nas comunidades acadêmicas, uma vez que promovem um maior contato com a sociedade. Um exemplo são os cursos de capacitação, que têm como intuito superar as tantas lacunas causadas pela desigualdade social, quanto ao nível de conhecimento que se percebe na execução das atividades. No caso do setor da construção civil, a qualificação da mão de obra provoca melhoria nas etapas construtivas, na redução de desperdício de materiais nos canteiros de obra, diminuição do índice de acidentes de trabalho e ganho de produtividade”, ressalta Iara.

(Foto: Construção+/Arquivo)

Conheça os participantes do projeto:

Iara Ferreira de Rezende Costa - professora coordenadora

Thais Mayara Rodrigues Gomes - aluno facilitador

Victor Luiz Batista Aguiar - aluno facilitador

Parceiros do Construção +

Para o módulo I, o projeto contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni. Atualmente, o Construção + conta com a parceria da empresa júnior Melius dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e Produção e do curso de Bacharelado em Ciência em Tecnologia, do Campus do Mucuri.