Notícias

Institucional

Couto de Magalhães de Minas - FUCAM e UFVJM discutem desenvolvimento de projetos no CPCA

publicado: 03/03/2023 11h26, última modificação: 03/03/2023 12h00
O encontro aconteceu na Fazenda Experimental Rio Manso

As obras do Centro de Pesquisa e Ciências Agrárias (CPCA) foram concluídas em 2020 e, de imediato, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) elaborou uma prateleira de projetos com potencial empreendedor para a cidade de Couto de Magalhães de Minas e região. O encontro, que aconteceu do dia 1º do corrente mês, teve como principal objetivo buscar parceiros para a implementação desses projetos através da Superintendência de Projetos e Desenvolvimento (SP&D) da UFVJM.

O reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, com o concurso da Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais, coordenada pelo professor Luiz Eustáquio Pinheiro, convidou os seguintes parceiros: diretora da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), Geraldina Rodrigues de Souza; assessora do Gabinete do prefeito de Couto de Magalhães de Minas, Margareth Dias Durães; secretária de Desenvolvimento Social de Couto Magalhães de Minas, Cristiana Farnezi Ferreira; diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UFVJM, professor Joerley Moreira; superintendente de Produção Agropecuária das Fazendas Experimentais (Superagro) da UFVJM, engenheiro agrônomo Josimar Rodrigues Oliveira; e o técnico em Agropecuária da Fazenda Experimental Rio Manso (FERM), Paulo Eduardo Rabelo.

Os presentes realizaram uma visita técnica às dependências da Fazenda Experimental Rio Manso e conheceram as áreas de campo, bem como a infraestrutura dos prédios do CPCA, como laboratório multiusuário, salas de aula, dormitório, cozinha, banheiros, espaços de armazenamento, escritório local, sala de sementes crioulas, laboratório de piscicultura, entre outras.

 

 

 

Em seguida, em reunião, debateram-se estratégias para implementação de projetos de relevância para Couto de Magalhães de Minas e municípios da região.

Grupos de trabalho foram estabelecidos com a finalidade de atualizar os projetos e apresentá-los às secretarias do governo do estado de Minas Gerais, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Consórcio dos Municípios do Alto Jequitinhonha. 

 

No intuito de otimizar as ações pelos partícipes, foram deliberados os seguintes encaminhamentos:

      1. O professor Joerley propôs apresentar ao governador do Estado de Minas Gerais um programa de desenvolvimento de ações empreendedoras no município de Couto de Magalhães de Minas, com apoio da FUCAM e das empresas juniores da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UFVJM;
      2. A chefe de gabinete Margareth destacou a necessidade de consolidar, na cidade de Couto de Magalhães de Minas, uma vitrine de projetos associada à outras realizações, as quais poderiam ser multiplicadas nos municípios do Alto Jequitinhonha;
      3. A diretora da FUCAM, Geraldina Rodrigues de Souza, avaliou como muito oportuna a oferta de cursos técnicos na Escola Estadual Jerônimo Pontello, em parceria com a UFVJM, utilizando a estrutura do CPCA. Tal modelo poderá servir de base para ampliar iniciativas similares nas demais regiões de sua atuação;
      4. O assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais, professor Luiz Eustáquio, enfatizou esforços para integrar as secretarias do governo do estado de Minas Gerais aos municípios através dos campi da UFVJM, nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, os quais atuariam como pontos focais de desenvolvimento dos territórios de abrangência da UFVJM;
      5. Com a estrutura atualmente existente aliada à experiência dos servidores da Superagro que atuam na Fazenda Experimental Rio Manso e a vinda de investimento em máquinas e implementos agrícolas com apoio da Reitoria e demais parceiros, o superintendente Josimar avaliou que este é o momento de parcerias para desenvolver projetos; dar o apoio necessário para a oferta das práticas demandadas por cursos técnicos e superiores; manter campo de estágios para os nossos estudantes; servir de ponto de apoio para outros cursos de graduação da universidade que desenvolvem atividades no município; além da possibilidade de gerar nesta fazenda um excedente de produção para atender às demandas de subsídio do futuro restaurante universitário do Campus JK, em Diamantina. 

É oportuno informar que a FUCAM foi incluída no rol de propostas concretas em preparação pela UFVJM, as quais serão apresentadas à Secretaria de Estado de Educação de MG (SEE). Aprovou-se Plano de Intenções tripartite envolvendo as supracitadas instituições. Da mesma maneira, buscar-se-á também contar com a participação da Fundação João Pinheiro, quanto ao compartilhamento de metodologia de ensino na formação de gestores públicos. No geral, a avaliação sobre o encontro foi extremamente positiva, devido às promissoras expectativas acerca dos encaminhamentos deliberados.

“Além do mais, há de se parabenizar a Prefeitura de Couto de Magalhães de Minas, na pessoa do prefeito José Eduardo e toda a sua equipe de assessoria, secretarias e colaboradores, pela competente administração municipal”, conclui o reitor Janir Alves Soares. 

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM