Livros recém-lançados da LEC abordam memórias de letramentos e autoritarismo e colonialidade

publicado: 08/06/2020 17h20, última modificação: 10/06/2020 11h48
São dois títulos, a partir de relatos de memórias e pós-memórias de estudantes do 4º e do 6º períodos do curso, lançados em evento da comunidade Texto Livre

O Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2020.1 (UEADSL), que foi realizado entre 1º e 7 de junho, foi palco para a participação do curso de licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM, que enriqueceu a programação com o lançamento de dois livros.

Memórias de Letramentos II: outras vozes do campo traz 24 diferentes vozes de estudantes da Educação do Campo da UFVJM. Distantes das escolas, muitos caminhavam vários quilômetros para chegar à escola, enfrentando a poeira, a chuva, o frio, a fome e até a fuga de ‘vacas bravas’. Esses eram desafios diários dos estudantes do campo. Mas o livro conta também histórias de sucesso e superação.

O livro é fruto de parceria entre os professores Rosana Baptista, Carlos Henrique Silva de Castro e Mauricio Teixeira Mendes, do curso LEC/UFVJM, que organizam relatos de estudantes do 4º período do curso.  Acesse a versão digital gratuita aqui.

Capa 2

Pós-Memória e Educação do Campo: relatos sobre autoritarismo e colonialidade é fruto de reflexões sobre língua, linguagem, identidades, colonialidade, autoritarismo e aprendizagens. E isso aparece de diversas formas nessa coleção de relatos. Todo o processo reflexivo culmina na formação do professor de línguas, sobretudo na educação do campo, contexto dos estudantes-autores, no qual a contextualização e os letramentos mostram-se ainda mais indispensáveis.

A obra, fruto de parceria com professores da UFMG, UFSJ e UFOP em um projeto em andamento sobre pós-memória e educação, é organizada pelo professor Carlos Castro (LEC/UFVJM), a partir de relatos de memória e pós-memória produzidos pelos estudantes do 6º período. Acesse a versão digital do livro aqui.

Capa 1

Para saber mais sobre o curso de Educação do Campo, acesse o Catálogo de Cursos da UFVJM e o site de comunicação comunitária do curso Olhares do Campo.