Mesa-redonda "A geopolítica das fake news: os impactos da era da internet na ordem mundial"

publicado 10/10/2019 16h35, última modificação 10/10/2019 21h33
14 de outubro
Quando
14/10/2019
de 19h00 até 21h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Campus JK - Diamantina/MG
Adicionar evento ao calendário
iCal

Será realizada dia 14, segunda-feira, a mesa-redonda “A geopolítica das fake news: os impactos da era da internet na ordem mundial”. Participam da mesa os professores pesquisadores desse assunto na UFVJM, André Luiz Covre e Carlos Henrique Castro, o jornalista e pesquisador Branco Di Fátima, e o professor historiador Alessandro Almeida (Unimontes). O evento será às 19h, no auditório da reitoria, Campus JK.

A professora Caroline Queiroz, da UFVJM, que vai atuar como moderadora da mesa, justifica a realização da atividade. “Com a crescente e constante propagação de notícias e conteúdos diversos pela internet, verificar a veracidade dessas informações não é uma tarefa simples e, com isso, muitas informações falsas são propagadas em redes on-line a todo momento”.

“O objetivo da mesa é, de forma construtiva, promover um debate entre pesquisadores para confrontar as diferentes percepções sobre fake news, percebendo as convergências e as disparidades entre elas, além de trazer a oportunidade de discussão sobre o fenômeno das notícias falsas (fake news) com a comunidade acadêmica”, continua Caroline.

A programação do evento conta com o lançamento da obra Dias de Tormenta: os movimentos de indignação que derrubaram ditaduras, minaram democracias no mundo e levaram a extrema-direita ao poder no Brasil, de Branco Di Fátima. O livro (Geração Editorial) mostra como as tecnologias de comunicação e informação levaram milhões de manifestantes às ruas e foram cruciais para mudar a história de vários países nos últimos trinta anos.  Interessados podem adquirir exemplares da obra após o término da mesa.

A expectativa de duração do evento é de duas horas, das 19h às 21h.

Todos os participantes vão receber certificado.

Cartaz apresenta as informações do evento, foto dos participantes e da capa do livro "Dias de Tormenta" que será lançado durante evento