Curso Formação Institucional de Tutores

publicado 13/05/2021 14h03, última modificação 13/05/2021 14h04
1º a 18 de junho
01/06/2021 até 18/06/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento

Estão abertas as inscrições para o curso Formação Institucional de Tutores, realizado pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead), da UFVJM. São oferecidas 150 vagas para o curso, em formato on-line, que começa no próximo dia 1º de junho e contará 22 horas de formação pedagógica e 8 horas de formação Moodle. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 26 de maio, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, disponível aqui.

O período para realização da parte pedagógica será de 1º a 18 de junho; e para realização da formação Moodle será de 8 a 9 de junho.

O público-alvo do curso são pessoas interessadas em discutir estratégias didático-pedagógicas para Educação a Distância, na perspectiva do tutor, com diferentes formações nas áreas de licenciatura e bacharelado.

De acordo com a diretora da DEAD, professora Mara Lúcia Ramalho, “esse curso vem com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das habilidades e competências necessárias ao exercício da tutoria e para aliar tais conhecimentos a práticas de intervenção que demandam a utilização das tecnologias da informação e comunicação”, afirma.

Mara explica que a Dead tem trabalhado pela implantação de políticas que contribuam para a formação continuada de tutores, visto que na modalidade da educação a distância tais profissionais desenvolvem ações didático-pedagógicas que são de fundamental importância para a gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA.

“Na atual versão do curso, a Dead conta com uma parceria de professores de universidades públicas do Brasil e de Portugal, entre elas: UFRJ, UFSM, UFMG, IFNMG, Fundação Dom Cabral e Universidade Aberta (Portugal), visando oportunizar aos tutores em exercício na diretoria e àqueles profissionais (ensino superior ou educação básica) que pretendem atuar em cursos EAD a ampliação de conhecimentos, adotando-se as perspectivas técnico, pedagógica e tecnológica, sempre buscando aliar a teoria com a prática”, destaca a professora.

Colaboradores do curso:

• Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino (UFRJ)
  • Fernanda Araujo Coutinho Campos (Universidade Aberta  - Portugal)
  • Adeizete Gomes Silveira (IFNMG)
  • Marcela Rosa de Lima Machado (UFMG)
  • Elena Maria Mallmann (UFSM)
  • Márcio Boaventura (Fundação Dom Cabra Analista de Tecnologia da Informação)
  • Ricardo de Oliveira Brasil Costa (DEAD / UFVJM)