8 de março: mais um dia de Luta
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2020/8-de-marco-mais-um-dia-de-luta
- 8 de março: mais um dia de Luta
- 2020-03-09T19:00:00-03:00
- 2020-03-09T23:59:59-03:00
- 9 de março
- Quando
- 09/03/2020 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Auditório do Núcleo Integrado de Pesquisa (Nipe), Campus do Mucuri/Teófilo Otoni
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Na próxima segunda-feira (9/3), o projeto de extensão Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri vai realizar a terceira edição da atividade "8 de março: mais um dia de Luta". Neste ano, o Observatório vai discutir o tema “As mulheres na UFVJM”, em evento que será realizado no auditório do Núcleo Integrado de Pesquisa (Nipe), no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. A atividade será às 19h e é aberta para a toda a comunidade acadêmica da UFVJM.
De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, a assistente em administração da UFVJM, Rhideme Souza, o principal objetivo do evento é apresentar e discutir as diversas situações e dificuldades vivenciadas pelas mulheres estudantes, professoras, técnicas administrativas e trabalhadoras terceirizadas no cotidiano das suas atividades na UFVJM, em especial no Campus do Mucuri; e, também, contribuir com a construção de novas relações de gênero.
“Convidamos toda a comunidade acadêmica para participar dessa atividade, especialmente as mulheres, mulheres estudantes, mulheres educadoras, mulheres que trabalham e que se dedicam diariamente ao projeto de uma universidade pública, gratuita e de qualidade", destaca Rhideme.
Serão emitidos certificados de participação no evento, que tem inscrições abertas aqui. A ação conta com o apoio do Centro de Referência em Direitos Humanos do Vale do Mucuri (CRDH), do Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM) e Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO).
O Observatório
O Observatório dos Direitos da Mulher nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é um projeto de extensão da UFVJM, no Campus do Mucuri, que fica em Teófilo Otoni. O projeto foi criado no ano de 2016 e conta com a participação de professores, técnicos administrativos e alunos do curso de Serviço Social, alunos bolsistas de diferentes cursos no Campus do Mucuri e colaboradores internos e externos. O projeto tem como principal objetivo contribuir com a construção de novas relações de gênero, buscando promover o fortalecimento dos direitos das mulheres e ampliação da atuação da UFVJM junto à Rede de Proteção e Defesa das Mulheres nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Segundo a coordenadora do projeto, “desde a sua criação, o projeto vem atuando na região por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com realização de ações como palestras, cursos de capacitação, grupo de estudos, rodas de conversas, seminários, cine debate, encontros, dentre outras atividades voltadas para as relações patriarcais de gênero, combate à violação dos direitos das mulheres e fortalecimento da Rede de Proteção e Defesa das Mulheres”, explica Rhideme.