Inscrever no Processo de Transferência Externa

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

A transferência externa é destinada ao estudante de curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior Nacional, que deseja transferir-se para o curso de Graduação igual ou de área afim da UFVJM.

Quem pode utilizar este serviço?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de outras instituições de Ensino superior Brasileiras.

Etapas para a realização deste serviço

1 Acessar o Edital na página da COPESE.

O estudante deve entrar na página da COPESE, ler atentamente o Edital e verificar se atende todos os requisitos para concorrer.

Documentos Edital de Vagas Remanescentes da UFVJM.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Atendiemento imediato.


2 Inscvrever no processo de transferência

A Transferência para a UFVJM dependerá do atendimento pleno dos seguintes critérios e condições a serem comprovados:
I - Haver disponibilidade de vaga no curso pretendido, após a finalização da etapa I prevista no item 2.1 deste Edital;
II - Não ter concluído mais de 60% da carga horária total do currículo pleno do curso de origem;
III - Estar o candidato devidamente vinculado (matriculado ou com matrícula trancada) a curso superior de graduação, quer seja o mesmo curso ou curso considerado “AFIM”, de acordo a tabela de cursos afins anexa ao Edital;
IV - Estar o candidato regularmente matriculado em curso superior de graduação autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC;
V - Ter realizado o ENEM de 2016, 2017 ou 2018.

Documentos Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Custos O valor da taxa de inscrição é R$ 22,13 (vinte e dois reais e treze centavos).


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo determinado no cronograma do Edital.


3 Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) No valor de R$40,00.

Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o discente deverá acessar o site do Tesouro Nacional, inserir os códigos abaixo e clicar em avançar:
Unidade Gestora (UG): 153036
Gestão: 15243
Código de Recolhimento: 288322

Na tela seguinte, inserir os dados abaixo para preenchimento dos campos obrigatórios:
Número de Referência: 16888315000157002
CPF e nome do usuário
Valor principal: R$ 22,13
Valor total: R$ 22,13

Documentos CPF e nome do usuário.


Custos O valor da taxa de inscrição é R$ 22,13 (vinte e dois reais e treze).


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo determinado no cronograma do Edital.


4 Juntar a documentação para a inscrição

O estudante deve juntar toda a documentação solicitada e entregar a documentação para o processo de Transferência pessoalmente, na Copese, prédio da Reitoria, Campus JK em Diamantina ou encaminhá-la via Sedex, em envelope lacrado e identificado. No caso de envio correios o candidato deve encaminhar para o seguinte endereço: Coordenação de Processos Seletivos- COPESE/UFVJM Rodovia MGT 367, km 583, nº 5000- Bairro Alto da Jacuba Diamantina – MG Cep:39100-000

Documentos Requerimento de Inscrição devidamente preenchido e assinado, conforme ANEXO II
01 cópia legível dos documentos de Identidade e CPF;
GRU com comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 22,13 (instruções para emitir a GRU: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/boleto-bancario.html);
01 cópia do extrato individual de notas do ENEM (Enem – Resultado) do candidato, disponível no site enem.inep.gov.br (Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do ENEM, deverá apresentar somente uma dessas notas. Caso apresente mais de um extrato de notas do ENEM, terá sua inscrição indeferida);
01 cópia do Histórico Escolar do curso de graduação atualizado, com data inferior a 60 dias, carimbado e assinado pela instituição de origem, constando todas as disciplinas cursadas, com ou sem aprovação;
01 cópia do comprovante que o curso superior de origem é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC (se essa comprovação constar no histórico escolar de graduação entregue, fica o candidato dispensado de apresentar documento específico);
01 cópia atualizada da Declaração de Vínculo, com data inferior a 60 dias, emitida pela Instituição de origem, na qual conste a situação do aluno “matriculado” ou com “matrícula trancada”;
01 cópia da Estrutura Curricular (matriz curricular) do curso de graduação de origem, com carimbo da instituição, contendo as disciplinas e a carga horária de cada período e a carga horária total do curso;
01 cópia da Declaração da instituição de origem informando a situação do candidato junto ao ENADE (conforme artigo 33-G da Portaria MEC nº 40 de 12/12/2007 consolidada), quando esta informação não estiver expressa no histórico escolar;
Declaração de Composição da Renda Familiar, documento anexo ao Edital.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo determinado no cronograma do Edital.


5 Acompanhar o resultado preliminar do Processso

O estudante deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese.

Documentos Não há documentação obrigatória.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo determinado no cronograma do Edital.


6 Intepor recurso contra o Resultado Preliminar

Após a divulgação do resultado os candidatos interessados deverão em entrar com Recurso contra o Resultado do Processo. O interessado deverá encaminhar Recurso conforme prazo e as orientações e requerimento em anexo ao Edital.

Documentos Requerimento de Recurso -Documento anexo em Edital.


Custos Esta etapa é gratuíta ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa De acordo com o prazo estabelecido no Edital.


7 Acompanhar resultado final do processo

O estudante deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese. O estudante que tiver sido aprovado no processo de Transferência Externa deve acompanhar as orientações e o cronograma para realizar a matrícula no curso pretendido.

Documentos Não há documentação obrigatória para esta etapa.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Durante a vigência do Edital.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Durante a vigência do Edital.

Validade do Documento?

Durante a vigência do Edital.

A quem se destina?

Estudantes em potencial, Comunidade externa, Estudantes de graduação externos à UFVJM.

Legislações

Resolução CONSEPE/UFVJM nº42, de 07 de novembro de 2018;
Resolução CONSEPE/UFVJM nº11, de 11 de abril de 2019.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Coordenação de Processos Seletivos- Copese da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.