Inscrever no Processo de Transferência Externa
- A transferência externa é destinada ao estudante de curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior Nacional, que deseja transferir-se para o curso de Graduação igual ou de área afim da UFVJM.
- Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de outras instituições de Ensino superior Brasileiras.
-
1 Acessar o Edital na página da COPESE.
O estudante deve entrar na página da COPESE, ler atentamente o Edital e verificar se atende todos os requisitos para concorrer.
CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
man Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
computer Web: Acesse a página da Copese
computer Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
call Telefone: (38)3532-1277
DOCUMENTAÇÃO
Edital de Vagas Remanescentes da UFVJM.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Atendiemento imediato.
CUSTOS
Esta etapa é gratuita ao usuário.
2 Inscvrever no processo de transferência
A Transferência para a UFVJM dependerá do atendimento pleno dos seguintes critérios e condições a serem comprovados:
I - Haver disponibilidade de vaga no curso pretendido, após a finalização da etapa I prevista no item 2.1 deste Edital;
II - Não ter concluído mais de 60% da carga horária total do currículo pleno do curso de origem;
III - Estar o candidato devidamente vinculado (matriculado ou com matrícula trancada) a curso superior de graduação, quer seja o mesmo curso ou curso considerado “AFIM”, de acordo a tabela de cursos afins anexa ao Edital;
IV - Estar o candidato regularmente matriculado em curso superior de graduação autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC;
V - Ter realizado o ENEM de 2016, 2017 ou 2018.
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DOCUMENTAÇÃO
Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
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Telefone:(38)3532-1277
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Prazo determinado no cronograma do Edital.
CUSTOS
O valor da taxa de inscrição é R$ 22,13 (vinte e dois reais e treze centavos).
3 Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) No valor de R$40,00.
Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o discente deverá acessar o site do Tesouro Nacional, inserir os códigos abaixo e clicar em avançar:
Unidade Gestora (UG): 153036
Gestão: 15243
Código de Recolhimento: 288322
Na tela seguinte, inserir os dados abaixo para preenchimento dos campos obrigatórios:
Número de Referência: 16888315000157002
CPF e nome do usuário
Valor principal: R$ 22,13
Valor total: R$ 22,13CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
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DOCUMENTAÇÃO
CPF e nome do usuário.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Prazo determinado no cronograma do Edital.
CUSTOS
O valor da taxa de inscrição é R$ 22,13 (vinte e dois reais e treze).
4 Juntar a documentação para a inscrição
O estudante deve juntar toda a documentação solicitada e entregar a documentação para o processo de Transferência pessoalmente, na Copese, prédio da Reitoria, Campus JK em Diamantina ou encaminhá-la via Sedex, em envelope lacrado e identificado. No caso de envio correios o candidato deve encaminhar para o seguinte endereço: Coordenação de Processos Seletivos- COPESE/UFVJM Rodovia MGT 367, km 583, nº 5000- Bairro Alto da Jacuba Diamantina – MG Cep:39100-000
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DOCUMENTAÇÃO
Requerimento de Inscrição devidamente preenchido e assinado, conforme ANEXO II
01 cópia legível dos documentos de Identidade e CPF;
GRU com comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 22,13 (instruções para emitir a GRU: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/boleto-bancario.html);
01 cópia do extrato individual de notas do ENEM (Enem – Resultado) do candidato, disponível no site enem.inep.gov.br (Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do ENEM, deverá apresentar somente uma dessas notas. Caso apresente mais de um extrato de notas do ENEM, terá sua inscrição indeferida);
01 cópia do Histórico Escolar do curso de graduação atualizado, com data inferior a 60 dias, carimbado e assinado pela instituição de origem, constando todas as disciplinas cursadas, com ou sem aprovação;
01 cópia do comprovante que o curso superior de origem é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC (se essa comprovação constar no histórico escolar de graduação entregue, fica o candidato dispensado de apresentar documento específico);
01 cópia atualizada da Declaração de Vínculo, com data inferior a 60 dias, emitida pela Instituição de origem, na qual conste a situação do aluno “matriculado” ou com “matrícula trancada”;
01 cópia da Estrutura Curricular (matriz curricular) do curso de graduação de origem, com carimbo da instituição, contendo as disciplinas e a carga horária de cada período e a carga horária total do curso;
01 cópia da Declaração da instituição de origem informando a situação do candidato junto ao ENADE (conforme artigo 33-G da Portaria MEC nº 40 de 12/12/2007 consolidada), quando esta informação não estiver expressa no histórico escolar;
Declaração de Composição da Renda Familiar, documento anexo ao Edital.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Prazo determinado no cronograma do Edital.
CUSTOS
Esta etapa é gratuita ao usuário.
5 Acompanhar o resultado preliminar do Processso
O estudante deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese.
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DOCUMENTAÇÃO
Não há documentação obrigatória.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Prazo determinado no cronograma do Edital.
CUSTOS
Esta etapa é gratuita ao usuário.
6 Intepor recurso contra o Resultado Preliminar
Após a divulgação do resultado os candidatos interessados deverão em entrar com Recurso contra o Resultado do Processo. O interessado deverá encaminhar Recurso conforme prazo e as orientações e requerimento em anexo ao Edital.
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DOCUMENTAÇÃO
Requerimento de Recurso -Documento anexo em Edital.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
De acordo com o prazo estabelecido no Edital.
CUSTOS
Esta etapa é gratuíta ao usuário.
7 Acompanhar resultado final do processo
O estudante deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese. O estudante que tiver sido aprovado no processo de Transferência Externa deve acompanhar as orientações e o cronograma para realizar a matrícula no curso pretendido.
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DOCUMENTAÇÃO
Não há documentação obrigatória para esta etapa.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Durante a vigência do Edital.
CUSTOS
Esta etapa é gratuita ao usuário.
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Quanto tempo leva?
Durante a vigência do Edital.
Validade do Documento?
Durante a vigência do Edital.
Legislações
Resolução CONSEPE/UFVJM nº42, de 07 de novembro de 2018;
Resolução CONSEPE/UFVJM nº11, de 11 de abril de 2019.
Responsável pelo atendimento
Este é um serviço da Coordenação de Processos Seletivos- Copese da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.
Forma de comunicação com o prestador do serviço
Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.