Exames Periódicos Odontológicos- EPOs

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace)

O que é?

A Odontologia do trabalho é definida pela Resolução CFO 22-2001, no artigo 3 da seção X, do Título I, como a especialidade da Odontologia que tem por objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a saúde laboral e a preservação da saúde bucal do paciente;
Os Exames Periódicos Odontológicos-EPOs- integram o campo da Odontologia do Trabalho e consistem em avaliações da saúde bucal dos servidores da UFVJM, visando a identificar a existência de agravos à saúde BUCAL relacionados com a atividade laborativa e/ou com o ambiente de trabalho.
Os EPOs fazem parte das diretrizes em Saúde Bucal para a Promoção da Saúde do Servidor Público Federal, instituídas pela Portaria Normativa nº 6, de 23 de outubro de 2012, da Secretaria de Gestão Pública, do antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Nesse contexto, a Unidade de Referência SIASS, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, busca colocar em prática a Portaria Normativa nº 06, de 23 de outubro de 2012, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da implantação do Programa de Exames Periódicos Odontológicos.
Com essa iniciativa, a UFVJM assume a nova tendência de atenção à saúde do servidor.
O período de realização dos EPOs será contínuo ao longo do ano, conforme adesão dos servidores ao programa e capacidade de atendimento por parte da Unidade SIASS da UFVJM.

Quem pode utilizar este serviço?

I - Têm direito a realizar os EPOs todos os servidores ativos da UFVJM regidos pela Lei 8.112/1990;
II - Servidores da UFVJM nomeados exclusivamente para o exercício de cargos em comissão;
III - Empregados públicos anistiados que retornaram à Administração Pública Federal, lotados na UFVJM.

Etapas para a realização deste serviço

1 Cadastrar-se como voluntário nos EPOs

Publicação do link de acesso aos servidores voluntários, que serão atendidos por ordem de inscrição, com concomitante organização de uma planilha contendo os dados desses servidores.
Disponibilização de um questionário de saúde geral e bucal, tomando-se por base os prontuários clínicos do Conselho Federal de Odontologia- CFO e Clínicas da UFVJM, cujas respostas ficam de posse do perito e coordenador da atividade de estágio, por serem de caráter sigiloso. O questionário associado ao exame clínico, norteará as devidas condutas e orientações por parte da profissional responsável aos voluntários.
Publicado no site institucional, junto ao link de inscrição.
Agendamento dos exames via online, com confirmações por telefone.

Documentos Número SIAPE.

Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Tempo de duração não estimado ainda.

2 Realizar Exames Clínicos

Em Diamantina, este atendimento é realizado por estudantes estagiários dos anos finais do Curso de Odontologia da UFVJM, supervisionados por uma cirurgiã-dentista e perita da Proace.

Documentos Prrencher o questionário de saúde geral.

Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa O tempo para examinar todos os voluntários.

3 Emitir Laudo com orientações pertinentes a cada servidor/paciente

Ao final de cada consulta, entrega do Laudo Odontológico Ocupacional ou em casos mais complexos, agendamento para entrega deste documento, que conterá orientações individualizadas relativas à saúde bucal do servidor e a relação desta com o espaço ocupacional.

Documentos Não se aplica.

Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

Quanto tempo leva?

O tempo de duração do serviço prestado dependerá da demanda de pacientes cadastrados.

Validade do Documento?

Gera um Laudo Odontológico.

A quem se destina?

Professores, Técnicos Administrativos.

Legislações

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da DASA-PROACE- UFVJM.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Telma Geralda Andrade Câmara Rodrigues VOIP - 6052 - odontologia.proace@ufvjm.edu.br
Ludmilla Zaira Farnezi de Oliveir- VOIP - 6052 (38) 98819-6716 - odontologia.proace@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.