Cadastrar novo usuário e/ou realizar treinamento para inserção/atualização de conteúdo nos sites da UFVJM criados pela Dicom

Diretoria de Comunicação Social (Dicom)

O que é?

A Dicom oferece o serviço de cadastramento de novos usuários para gerenciar os sites institucionais da UFVJM criados por essa diretoria. Em complemento, também é oferecido um minicurso de treinamento nos gerenciadores de conteúdo Joomla, WordPress e Plone para todos os usuários responsáveis por gerenciar os conteúdos desses sites. Apenas usuários que passarem por esse treinamento terão autorização para acessar e gerenciar os conteúdos de um determinado site

Quem pode utilizar este serviço?

Professores, Técnicos Administrativos e Colaboradores responsáveis por gerenciar os sites institucionais criados pela Dicom

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar o treinamento e criação do usuário

A chefia imediata do colaborador que realizará o treinamento e/ou receberá acesso para inserir e editar conteúdo no site do seu setor deve enviar um e-mail (utilizando o seu e-mail institucional) para o setor portal da Dicom com o assunto “Treinamento e cadastro de novo usuário no site NOME-SITE” ou “Treinamento de usuário já cadastrado no site NOME-SITE” (substituir NOME-SETOR pelo nome do site do setor). No corpo do e-mail deverão ser informados os itens requisitados em documentação obrigatória

Documentos Nome completo do usuário que será cadastrado;
E-mail institucional do usuário que será cadastrado;
Telefone/ramal do usuário que será cadastrado


Custos Este serviço é gratuito ao usuário


Canal de prestação do serviço Web: E-mail portal@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato


2 Acompanhar solicitação e agendamento do treinamento

Você vai receber, por e-mail ou telefone, contato do setor Portal sugerindo uma data, horário e local para o treinamento. Também poderão ser solicitadas informações complementares sobre o seu papel no setor para melhor programação do treinamento. Nessa etapa é importante acompanhar o recebimento e responder o e-mail do setor Portal, para agendamento

Documentos E-mail institucional


Custos Este serviço é gratuito ao usuário


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o e-email institucional da UFVJM


Tempo de duração da etapa 5 dias úteis para receber informações sobre o agendamento do treinamento


3 Realizar o treinamento

O usuário deve comparecer na data, hora e local definidos para a realização do treinamento

Documentos Não existem documentos obrigatórios


Custos Este serviço é gratuito ao usuário


Canal de prestação do serviço Presencial: Sala do Portal, prédio da Diretoria de Comunicação Social - Campus JK - Diamantina/MG
Web: Videoconferência


Tempo de duração da etapa De 2 a 4 horas


4 Receber permissão de acesso

Caso o usuário que recebeu o treinamento não possua credenciais de acesso ao site informado pela chefia imediata, o setor Portal da Dicom liberará o seu acesso e comunicará via e-mail o login, senha e página de autenticação necessários para tal

Documentos Não existem documentos obrigatórios


Custos Este serviço é gratuito ao usuário


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o e-email institucional da UFVJM


Tempo de duração da etapa Até 2 dias úteis após a realização do treinamento


Outras informações

Quanto tempo leva?

Até 10 dias úteis após a solicitação

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Professores, Técnicos Administrativos, Terceirizados

Legislações

Manual de Identidade Visual da instituição da UFVJM ;
Padrões Web em Governo Eletrônico, e-PWG ;
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial: Sala do Portal, prédio da Diretoria de Comunicação Social - Campus JK - Diamantina/MG, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Telefone: (38) 3532-1276.
Web: E-mail portal@ufvjm.edu.br.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​