Notícias

Projeto Salva Vidas realiza I Webnário em Higienização das Mãos

publicado: 29/04/2021 17h27, última modificação: 29/04/2021 17h44
O evento tem como objetivo promover a educação continuada para profissionais e estudantes da área de saúde visando o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e higienização das mãos utilizando o Instagram como ferramenta de ensino
 O Projeto Salva Vidas: uma experiência de educação virtual, irá realizar o I Webinário sobre Higienização das Mãos no dia 03 de maio de 2021, no período de 19h às 22h no  Canal do YouTube https://youtu.be/uc0p2-XJe3.
As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado. Para realizar a inscrição basta acessar o link:  https://www.even3.com.br/higienedasmaos, onde estão a programação completa e os palestrantes. 
Conheça um pouco sobre o Projeto Salva Vidas: uma experiência de educação virtual
O projeto Salva Vidas iniciou suas atividades de forma remota em março de 2020. Nestes sete meses de existência, foi criado o perfil no Instagram cujo objetivo é falar sobre microbiologia básica, abordando os principais micro-organismos (bactérias, fungos e vírus) envolvidos nas infecções relacionadas à assistência à saúde, higienização das mãos e prevenção da COVID-19. Além disso, disseminou informações de forma clara e objetiva para a população.
Atualmente conta com 54 publicações distribuídas em 36 "posts" no "feed" e 18 "posts" em vídeos. O perfil @projetosalvavidas_ufvjm possui um total de 293 seguidores, que são, em sua maioria,  de Diamantina/MG (58%), Belo Horizonte (18%), Curvelo (1,9%), Gouveia (1,5%) e Divinópolis (1,5%). 
Com o desenvolvimento do projeto surgiu a ideia de escrever um livro sobre IRAS e Higienização das mãos, direcionado para os profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família.
No momento, o livro encontra-se com seis capítulos escritos, dos dez que são propostos. Os dados quantitativos do Instagram serão utilizados para escrever um artigo sobre o uso do Instagram como ferramenta de ensino na área da saúde. Portanto, diante do potencial apresentado, em apenas sete meses, é de extrema relevância dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos devido a importância do tema e inovação que ele representa. As casas de saúde de Diamantina/MG têm interesse no projeto e estão sendo treinadas pelo projeto. Essa troca de conhecimento entre a universidade e as instituições representa a importância dos trabalhos de extensão para a sociedade.   
Objetivo do projeto
 
Promover a educação continuada para profissionais e estudantes da área de saúde visando o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e higienização das mãos utilizando o Instagram como ferramenta de ensino.
Quem participa do projeto
 
Profa. Fernanda Fraga Campos (coordenadora do projeto) - Curso de medicina da UFVJM- Campus Diamantina/MG
Estudantes do curso de medicina da UFVJM- Campus Diamantina/MG

Angélica Dumont Cunha

Gabriela Fernanda Ferreira

Lucas Daniel Cibolli Roso

Ludmilla Roberta de Lima

Sabrina Ranielly Felix Nunes

 

Página do Instagram: @projetosalvavidas_ufvjm