Notícias

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFVJM/UFU SÃO CONTEMPLADOS EM EDITAL DA CAPES

publicado: 03/02/2021 10h04, última modificação: 04/02/2021 10h45
Foram contemplados o Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis e o Programa de Pós-graduação em Química e PPGEO, numa parceria entre a CAPES e a FAPEMIG.

 

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFVJM E OUTRAS IFES SÃO CONTEMPLADOS EM EDITAL DA CAPES

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) obteve aprovação em duas propostas junto ao Edital n° 18/2020 da CAPES, em parceria  com a Fapemig. Foram contemplados o Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis e o Programa de Pós-graduação em Química, que atuará juntamente com o Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEO), além de contar com a participação de docentes de outras IFES e Universidade Estadual de Minas Gerais.

A parceria CAPES/FAPEMIG irá viabilizar a execução dos programas, além de implementar bolsas de doutorado, mestrado e estágio em pós-doutorado, em setores fundamentais para o desenvolvimento do país.

FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVIS

A proposta da área de Biocombustíveis, em parceria com a UFU (Universidade Federal de Uberlêndia) tem como foco a pesquisa em fontes de energias renováveis e irá trabalhar com o desenvolvimento de cadeias de biocombustíveis e biorrefinarias baseadas em Macaúba, cana-de-acúcar, sorgo, além de resíduos urbanos e agroindustriais.

Tal pesquisa ocorre em um momento considerado de extrema relevância, tendo em vista a crescente preocupação com a emissão de CO2 na atmosfera. “Como a humanidade não pode mais prescindir de fontes de energia, a importância de energias alternativas ao uso de combustível fóssil tem se evidenciado. O território mineiro tem vantagens para ser um provedor de energia para o país. Além da produção de energia elétrica a partir de hidroelétricas, que corresponde a 12% dessa energia produzida no país, temos um território com alto índice de insolação, e com a maior quantidade de geração fotovoltaica instalada, 18%. Recentemente o Estado tem recebido muitos investimentos privados na produção de energia solar. Igualmente importante é a produção de biocombustíveis, onde Minas tem 36 usinas produtoras de etanol, que representam 10% da produção nacional” pondera a justificativa do projeto.

O programa está concatenado com o governo do Estado, setor empresarial (incluindo as federações das indústrias e da agricultura), contando com toda a qualificação existente no Estado, para a criação de uma nova cadeia de produção de biocombustíveis.

Dentre os resultados esperados, encontram-se: a criação de uma nova indústria em Minas Gerais, em que há demandas de tecnologias e que pode dar contribuição significativa para o desenvolvimento do Estado; geração de uma nova modalidade de agricultura em Minas Gerais, viabilização de uma indústria de transformação que demanda constante aperfeiçoamento com aporte de conhecimento e com efeitos ambientais muito positivos ao planeta;  formação de Recursos Humanos altamente qualificados para dar sustentação a essa modalidade de agricultura, bem como à indústria de biocombustíveis e de produção de energia fotovoltaica, consolidação de cursos emergentes de pós-graduação, vocacionados para essa atividade, com grande interesse econômico e alta relevância ambiental.

CADEIA MINERO-QUÍMICA DE LÍTIO

Os Programas de Pós-graduação em Química e em Geologia da UFVJM irão trabalhar em conjunto. A pesquisa, cujo título é a Cadeia Minero-química do Lítio, além de pesquisadores de ambos os programas, contará também com docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade do Estado de Minas Gerais.

A proposta da pós-graduação em Química tratará das etapas principais da cadeia de produção do hidróxido e carbonato de lítio (formas purificadas, que são insumos para uso na engenharia nuclear, indústria farmacêutica e fabricação de baterias).

Na área da geologia será feito um estudo e dimensionamento dos corpos portadores de minerais litiníferos, buscando um diagnóstico acerca das potencialidades e viabilidade de exploração mineral para uso e aplicação industrial destes minerais litiníferos.

A importância da pesquisa com as jazidas de lítio no Vale do Jequitinhonha

Com a descoberta das jazidas de lítio no Vale do Jequitinhonha, abriu-se uma grande oportunidade para o desenvolvimento dessa região com base na exploração desse material estratégico. Nos últimos anos a importância desse metal tem crescido muito, principalmente por ele ser elemento fundamental na constituição de baterias recarregáveis com alto poder de armazenamento de energia em relação ao peso. Com o crescente uso de dispositivos elétricos autônomos, essa importância tem crescido muito, e tem um potencial de crescimento ainda maior com a perspectiva da indústria automobilística dar ênfase ao carro elétrico.

De acordo com proposta de pesquisa, “a constituição de toda uma cadeia econômica baseada no lítio, desde a mineração ambientalmente sustentável, utilização de rejeitos, purificação e produção de baterias, é uma oportunidade extraordinária de criar uma atividade econômica que demanda tecnologias de ponta, ambientalmente saudável e com interesse crescente no mundo. A associação dos cursos de pós-graduação listados nesse projeto, que cobrem todos os aspectos relevantes desta cadeia, dará sustentabilidade científica e tecnológica a ela, e beneficiará os cursos de pós-graduação (e suas respectivas instituições) com grande impacto regional e nacional.

Durante a execução dos Programas, ambos serão contemplados com dez bolsas para Mestrado, dez para doutorado e 03 para estágio em pós-doutorado.

Por se tratarem de ações complementares, a evolução dos projetos será acompanhada pela Fapemig, e pelo próprio conjunto de pesquisadores, com encontros anuais de troca de experiência e compartilhamento de informações.

 

 

Acesse AQUI a proposta Cadeia Minero-química do Lítio.

Acesse AQUI a proposta Fontes de Energias Renováveis

Edital n° 18/2020 CAPES

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents