Última Defesa de Doutorado do PPGMCF na UFVJM: Comemoração e Reflexões Históricas sobre a Pós-Graduação

publicado: 10/06/2024 19h57, última modificação: 10/06/2024 19h57
No dia 07 de junho de 2024, Gilton de Jesus Gomes concluiu sua tese de doutorado, encerrando uma era marcante para o Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) da UFVJM

No dia 07 de junho de 2024 foi realizada a última defesa de tese de doutorado pelo Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), doutorando Gilton de Jesus Gomes, também servidor técnico na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sob a orientação do professor Marco Fabrício Dias Peixoto.

Compreender a história é fundamental para entendermos os processos que orientam a criação de estratégias e ações para o avanço em setores específicos, como a pós-graduação na UFVJM. Assim, relembrando alguns momentos históricos significativos para a pós-graduação na UFVJM, vale destacar que em 2008, a Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) lançou um edital para criar o PPGMCF. Este programa visava unir pesquisadores isolados em instituições onde a criação de programas independentes ainda não era possível. A professora Ana Cristina Rodrigues Lacerda juntamente com Delair Moreira da Silva (servidora técnica da PRPPG/UFVJM) participaram da entrevista durante a reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE) em Águas de Lindóia, representando a UFVJM, o que culminou na aprovação do programa pela CAPES em 2009.

A banca de seleção e organização do processo seletivo contou com os pilares da Fisiologia: Professora Adelina Martha dos Reis (UFMG), Professora Ilma Simoni Brum da Silva (UFRGS), Professora Patricia Rieken Macêdo Rocco (UFRJ), Maria Jose Campagnole dos Santos (UFMG), Professor José Antunes Rodrigues (USP-Ribeirão Preto), Professor Cândido Celso Coimbra (UFMG).

A UFVJM formou seus primeiros mestres em 2010 (Núbia Carelli Pereira de Avelar, atualmente docente na UFSC, Campus Araranguá; e Bethânia Alves de Avelar Freitas, atualmente docente na UFVJM, Campus Diamantina). Em 2013, celebrou a primeira defesa de doutorado de Núbia Carelli Pereira de Avelar.

Atualmente, o PPGMCF é coordenado pelo professor Daniel Campos Villela na UFVJM e pela Professora Rita Cássia Menegati Dornelles (UNESP), coordenadora geral do PPGMCF, com modalidade acadêmica e nota 5 na área de Ciências Biológicas II pela CAPES. O programa formou 91 discentes de pós-graduação (50 mestrado e 41 doutorado), bem como 5 discentes de pós-doutorado na UFVJM.

Este programa pioneiro em termos de exemplo de atuação integrando diversas Universidades consolidadas e emergentes foi fundamental para a consolidação da UFVJM como Universidade com Programas de Pós-Graduação de alta qualidade, sendo o primeiro programa de doutorado da Instituição. Relembrando que um dos pilares para que uma Universidade tenha credenciais é ter programas de pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e doutorado. Além disso, o PPGMCF viabilizou a consolidação de pesquisadores da UFVJM como coordenadores de grupos de pesquisa e de laboratórios multiusuários, formando e qualificando profissionais de nível superior, além de captar recursos de órgãos de fomento.

É importante também destacar as importantes parcerias firmadas e os programas de pós-graduação cujos Aplicativo para Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCNs) foram elaboradas e aprovadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como o Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGReab) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), ambos acadêmicos em nível de mestrado e doutorado na UFVJM. Esses programas são embriões do PPGMCF na UFVJM, uma vez que docentes do PPGMCF se fortaleceram e se consolidaram, elaborando as propostas para a criação desses dois PPGs na UFVJM.

Por fim, é oportuno mencionar que o PPGMCF representa um verdadeiro exemplo de ação inovadora e pioneira, servindo de modelo para a CAPES e para novas iniciativas integradoras, permitindo parcerias entre grupos consolidados e emergentes, capitaneado por uma Sociedade Científica de peso e vanguarda, a SBFis, fortalecendo a pós-graduação no Brasil. Ações como essa devem ser seguidas por outras Sociedades Científicas para alavancar a pós-graduação no Brasil!

Video da cerimônia de abertura da defesa de doutorado: