Notícias

UFVJM conquista dez bolsas de pós-graduação do CNPq

publicado: 09/02/2024 17h29, última modificação: 15/02/2024 11h26
A UFVJM recebeu sete bolsas de mestrado e três bolsas de doutorado, que serão distribuídas entre os programas de pós-graduação da instituição

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), inaugurando as  cotas de bolsas institucionais do CNPq, foi contemplada com dez bolsas de pós-graduação, por meio do Edital nº 35/2023, que visa apoiar projetos institucionais para pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

A UFVJM recebeu sete bolsas de mestrado e três bolsas de doutorado, que serão distribuídas entre os programas de pós-graduação da instituição, de acordo com os temas estratégicos de pesquisa definidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

O investimento total nas bolsas foi de cerca de 867 mil reais, que serão pagos ao longo de 24 meses, a partir de março de 2024. As bolsas têm o objetivo de promover a capacitação de recursos humanos para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, fomentar o desenvolvimento de pesquisas com foco na geração de impacto socioambiental, social, econômico e cultural, e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nos temas estratégicos de pesquisa das IES/ICTs.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, comemorou o resultado e destacou a importância das bolsas para a instituição. "Esse é um reconhecimento do CNPq à qualidade dos nossos programas de pós-graduação e dos nossos projetos de pesquisa, que estão alinhados às demandas da sociedade e do desenvolvimento regional e nacional. As bolsas vão contribuir para a formação de novos pesquisadores e para o fortalecimento da nossa produção científica, tecnológica e de inovação", afirmou.

O edital do CNPq foi lançado em outubro de 2023 e recebeu 1.028 propostas de 281 IES/ICTs de todo o país. O resultado preliminar foi divulgado em fevereiro de 2024 e o resultado final está previsto para março de 2024. O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem como missão fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil.

Para mais informações sobre o edital, acesse [aqui].