Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFVJM firma parceria com instituições de ensino e pesquisa em Moçambique

publicado: 24/07/2024 17h47, última modificação: 25/07/2024 17h22
Comitê gestor da UFVJM visitou Moçambique para acordos de parceria e pesquisa no período de 28/06 a 07/07/2024.

O comitê gestor do projeto "Consolidação e Internacionalização da Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Vegetal para Agricultura, Agrofloresta e Bioenergia" da UFVJM, aprovado na Chamada 03/2023, esteve em Moçambique entre os dias 28 de junho e 07 de julho, com o objetivo de cumprir uma das metas estabelecidas para a ampliação das pesquisas em Defesa Vegetal e Bioenergia.

Além das Faculdades de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais (FEARN) da Universidade de Zambeze (UniZambeze), o comitê visitou o Laboratório Regional de Veterinária e a Estação Agrária de Sussundenga, ambos pertencentes ao Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), o Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas - IE Incubadora de Empresa, e uma área de preservação da flora e fauna (Casa Messica).

Evento promovido pela Diretoria das Faculdades de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais (FEARN), para apresentação da comitiva da UFVJM à comunidade acadêmica da UniZambeze, bem como para mostrar um pouco das potencialidades das pesquisas do grupo no Brasil. Na oportunidade, foram apresentadas as Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação da PRPPG/UFVJM pelos seus respectivos diretores, professores Marcus Alvarenga Soares e José Barbosa dos Santos. (Foto: Arquivo PRPPG)

O comitê gestor, composto pelos docentes Anderson Barbosa Evaristo, José Barbosa dos Santos, Lucas da Costa Santos, Marcus Alvarenga Soares e Ricardo Siqueira da Silva, cumpriu fielmente a agenda preparada para a semana da visita.

Inicialmente, o comitê foi recebido pela vice-reitora da UniZambeze, a Professora Doutora Anabela Zacarias Matangue da Silva, e diretores da UniZambeze, que deram as boas-vindas e apresentaram as potencialidades da universidade, caracterizada por ser multicampi e conter diversas áreas do conhecimento, recebendo estudantes de todas as regiões do país.

Formalização do Convênio de Parceria UFVJM – UniZambeze. O Coordenador do Acordo, professor Ricardo Siqueira da Silva entrega o Acordo assinado pelo Reitor da UFVJM, professor Heron Laiber à vice-reitora da UniZambeze, a Professora Doutora Anabela Zacarias Matangue da Silva, na presença dos diretores da Unizambeze, Beira, Moçambique. (Foto: Arquivo PRPPG)

A visita teve como propósito oficializar a parceria entre a FEARN/UniZambeze e o PPGPV/UFVJM, cumprindo uma das metas propostas no projeto e o desejo do grupo de internacionalizar as pesquisas em Defesa Fitossanitária e Bioenergia.

O comitê se reuniu com grupos de pesquisadores da FEARN e do IIAM, visitou áreas de campo e laboratórios, e ofereceu várias palestras sobre temas como Mudanças Climáticas, Manejo Integrado de Pragas, Modelagem de Nicho Climático, Culturas Energéticas, além de explanar sobre as possibilidades de pesquisa e pós-graduação na UFVJM.

Entre os resultados da visita, destacam-se:
• Formalização do acordo de parceria entre as instituições, nesta fase inicial, voltado a estudos para Produção Vegetal;
• Oferta de novas vagas para candidatos oriundos da UniZambeze como discentes do PPGPV;
• Inauguração de um campo experimental agrícola nas dependências da UniZambeze para pesquisas conjuntas entre a FEARN e o PPGPV;
• Alinhamento entre o IIAM e PPGPV para futuro acordo de parceria para pesquisas na área agronômica e divulgação dos editais de vagas para os cursos de pós-graduação da UFVJM;
• Alinhamento para novas reuniões visando a realização de eventos conjuntos, como workshops, treinamentos para publicações científicas, formalização de projetos de captação de recursos internacionais, entre outros.

Reconhecendo a importância dos estudos internacionais para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão em Agricultura, o comitê foi recebido pelo Secretário de Estado da Província de Manica, Sr. Fernando Bemane de Sousa.