Novo Projeto de Pesquisa Aborda Conflitos da Mineração de Lítio no Vale do Jequitinhonha

publicado: 09/07/2024 11h08, última modificação: 09/07/2024 11h08

Equipe de pesquisadores das universidades London South Bank University (Reino Unido), Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciam neste mês a execução de um projeto de pesquisa intitulado “Local, Indigenous, Quilombola and Traditional Communities and the construction of the 'Lithium Valley' in Minas Gerais, Brazil: Empowering silenced voices in the energy transition (LIQUIT)”. Este projeto foi aprovado em edital da British Academy e terminará no final de 2025. Os pesquisadores vão investigar os impactos socioambientais da mineração de lítio no Vale do Jequitinhonha. Focado nas comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas do Vale do Jequitinhonha, o projeto busca produzir conhecimentos sobre os impactos da mineração de lítio nessas comunidades através de pesquisa participativa e coprodução de mecanismos para apoiar o reconhecimento de seus direitos e incidir nas decisões sobre infraestrutura energética. A região, marcada por baixos indicadores econômicos e alta vulnerabilidade climática, enfrenta uma corrida pela exploração de grandes depósitos de lítio, promovida por empresas multinacionais e iniciativas estaduais.

O LIQUIT também visa incidir na discussão global sobre a transição energética, apoiando as comunidades locais e destacando os custos irreversíveis da mineração intensiva de lítio nas paisagens e nos modos de vida e territórios do Jequitinhonha. Através de mapeamento social participativo e avaliação dos impactos dos projetos de mineração, a iniciativa pretende fortalecer as condições dessas comunidades para reivindicar seus direitos, com incidência internacional, e promover discussão sobre modelos de mineração, perspectiva de desenvolvimento e estratégias de resiliência frente às mudanças climáticas.

A equipe do projeto envolve pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA - Unimontes), do Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro (UFVJM) e do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA - UFMG), também inclui investigadores independentes e de outros núcleos de pesquisa no Brasil, Reino Unido e Portugal.