Chamadas abertas proporcionam oportunidades para pesquisadores brasileiros na Noruega

publicado: 05/03/2024 08h34, última modificação: 05/03/2024 08h34
Uma das chamadas é a parceria entre a FINEP e Conselho de Pesquisa da Noruega para projetos entre empresas brasileiras e norueguesas e que prevê a concessão de bolsas no exterior pelo CNPq

Em iniciativa de fortalecimento da colaboração entre a Noruega e o Brasil, instituições norueguesas lançaram duas Chamadas de apoio a pesquisadores brasileiros, que estão com submissão de propostas aberta.

Uma das oportunidades, alinhada com o acordo BN21 (Brasil-Noruega Século XXI) e que conta com a participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é a Chamada conjunta entre a Finep e o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) de apoio a projetos de cooperação entre os dois países nos temas energias sustentáveis e petróleo. Os projetos devem ser iniciados ainda em 2024 e o prazo de submissão é até 24 de abril de 2024.

A Finep e o RCN apoiarão projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas, por meio de seus respectivos instrumentos de financiamento, no escopo das linhas temáticas previstas:

• Energias Sustentáveis: Energia eólica, Energia solar, Hidrogênio e vetores energéticos à base de hidrogênio.
  • Petróleo: Redução de emissão de gases do efeito estufa; Tecnologias de subsuperfície; Perfuração, completação e intervenção; Produção, processamento e transporte; Acidentes de grandes proporções e ambiente de trabalho

Pelo lado do Brasil, a Finep destinará até R$ 15 milhões para essa chamada conjunta, com a intenção de dividir esses recursos igualmente entre projetos de petróleo e de energia renovável. Adicionalmente, o FNDCT alocará até R$ 3 milhões para o CNPq para financiar bolsas dos participantes brasileiros para atividades na Noruega. Esses recursos seguirão as regras do CNPq para bolsas nas modalidades Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Junior e Senior (DEJ e DES, respectivamente). Cada empresa brasileira candidata deve escolher um coordenador brasileiro com currículo Lattes atualizado que será responsável pela indicação das bolsas da proposta aprovada.

O financiamento pela Finep está aberto às empresas constituídas de acordo com a legislação brasileira para a produção ou comercialização de bens ou serviços, com fins lucrativos, cujos atos societários estejam devidamente arquivados em cartório de registro competente e que tenham sede no Brasil.

Para mais informações, acesse o Edital e todos os anexos disponíveis em:  http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/722

Apoio a países prioritários, incluindo o Brasil

A segunda oportunidade é a Chamada da Direção Norueguesa de Ensino Superior e Competências UTFORSK 2024 que financiará parcerias educacionais entre a Noruega e oito países prioritários, entre eles o Brasil. A Chamada anuncia até NOK 90 milhões (coroa norueguesa). Destes, 15 milhões de coroas norueguesas são destinados a projetos considerados claramente enquadrados nos domínios temáticos "Oceanos e zonas costeiras" e "Clima, ambiente e energia". O prazo de submissão vai até 15 de abril de 2024.

O objetivo da Chamada é contribuir para melhorar a qualidade e relevância do ensino superior na Noruega e nos países parceiros prioritários, preparando os candidatos para enfrentar os desafios sociais locais e globais. Cada inscrição deve incluir uma instituição parceira principal que seja uma instituição de ensino superior credenciada no Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, África do Sul, Coréia do Sul ou EUA.

A chamada irá financiar projetos que visem atingir os seguintes objetivos:

• Parcerias institucionais reforçadas para a educação entre a Noruega e os países parceiros prioritários.
  • Mobilidade estudantil sustentada entre a Noruega e os países parceiros.
  • Maior integração entre o ensino superior, a investigação e a vida profissional no âmbito das parcerias institucionais.
  • Ambiente de aprendizagem internacional aprimorado para estudantes por meio de iniciativas colaborativas com parceiros do projeto.

As inscrições devem ser submetidas aqui