Notícias

UFVJM recebe, pelo PELDturf e PRPPG, visita de pesquisadora internacional

publicado: 15/08/2023 15h08, última modificação: 15/08/2023 15h12
Pesquisadora internacional KristellHergoualc´h, do Centro de Pesquisa Florestal Intenacional – CIFOR chega a Diamantina nesta quinta para acompanhar pesquisa sobre turfeiras


No próximo dia 17 de agosto, quinta-feira, a UFVJM recebe a visita da pesquisadora internacional Kristell Hergoualc´h, do Centro de Pesquisa Florestal Intenacional – CIFOR.

A pesquisadora vem para selar parcerias para o estudo das turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional, projeto coordenado localmente pelo professor Alexandre Christófaro Silva, especialista em turfeiras, ecossistema de transição entre ambientes aquáticos e terrestres.  Elas fornecem serviços ecossistêmicos vitais, como o armazenamento de água e regulação da vazão de cursos d’água e o sequestro de carbono, contribuindo para mitigar o efeito estuda. Eles também abrigam plantas e animais raros e endêmicos.

Durante a visita, a pesquisadora irá conhecer os laboratórios da universidade, participará de uma reunião na PRPPG, no dia 17 das 9h às 10 horas, juntamente com o Instituto Biotrópicos, parceiro do programa, além de visitar a turfeira em frente ao campus e no dia 18 vão visitar o Chapadão do Couto, onde se encontra a base fixa do PELDturf (Programa Ecológico de Longa Duração “Turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional: serviços ecossistêmicos e biodiversidade”), onde são monitoradas, desde 2016, duas turfeiras: uma, nascente do Rio Preto, protegida pelo Parque Estadual do Rio Preto e outra,a nascente do Rio Araçuaí, que está fora do parque e sendo degradada pela ação do homem.

Esta parceria poderá gerar frutos na pesquisa da UFVJM, pela troca de saberes e experiências numa área tão importante ambiental e economicamente.

Sobre a pesquisadora

KristellHergoualc´h é cientista sênior em funções de ecossistemas da equipe de desenvolvimento de mudanças climáticas, energia e baixo carbono do Centro de Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR).

Ela possui mais de 15 anos de experiência conduzindo pesquisas sobre a mitigação das mudanças climáticas em países tropicais, incluindo Indonésia, Peru e Costa Rica.

Ela é especialista nos impactos biogeoquímicos que o desmatamento, a degradação florestal e as mudanças no uso da terra têm sobre os fluxos de gases de efeito estufa e estoques de carbono.

Ela é a principal autora de vários relatórios do IPCC (Painel Internacional de Mudanças Climáticas/ONU), notadamente o suplemento de áreas úmidas de 2013 para as diretrizes de 2006 para inventários nacionais de gases de efeito estufa e o refinamento de 2019 para as diretrizes de 2006 para inventários nacionais de gases do efeito estufa.

O CIFOR

O Centro de Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR) prevê um mundo mais igualitário, onde a silvicultura e as paisagens melhoram o meio ambiente e o bem-estar de todos.

O CIFOR é uma instituição científica sem fins lucrativos que realiza pesquisas sobre os desafios mais prementes do manejo florestal e paisagístico em todo o mundo. Usando uma abordagem global e multidisciplinar, visamos melhorar o bem-estar humano, proteger o meio ambiente e aumentar a equidade. Para isso, realiza pesquisas inovadoras, desenvolvendo a capacidade dos parceiros e engajando ativamente no diálogo com todas as partes interessadas para informar políticas e práticas que afetam as florestas e as pessoas.

O CIFOR é um  Centro de Pesquisa do CGIAR e lidera  o Programa de Pesquisa do CGIAR sobre Florestas, Árvores e Agrossilvicultura (FTA) .A sede fica em Bogor, Indonésia, com escritórios em Nairóbi, Quênia; Yaoundé, Camarões; Lima, Peru e Bonn, Alemanha.

 

Siga o CIFOR em:  https://www.cifor.org/