Notícias

UFVJM realiza I Simpósio Inovaagroflorestal

publicado: 08/05/2023 11h31, última modificação: 08/05/2023 11h35
Evento envolve Ciência, Tecnologia e Inovação no setor Agroflorestal e de Bioenergia

 

Entre os dias 03 e 05 de Maio a UFVJM foi palco do I INOVAFLORESTAL, simpósio idealizado por pesquisadores dos grupos AgriCerrado, INOVAHERB e GenBiFlor,  pertencentes ao programa institucional MAI DAI, da UFVJM.

Este ano o evento tem como objetivo gerar novos conhecimentos referentes ao tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação no setor agroflorestal e de bioenergia”, tendo por finalidade a troca de informações, difusão do conhecimento científico e tecnologia e apresentação dos resultados das parcerias entre universidade e empresas público-privadas.

Durante os três dias foram apresentadas palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentação de pôsteres.

Elisa, graduanda de Agronomia destacou a importância do evento e apresentou o seu trabalho. Minha primeira experiência em evento. Eu trouxe um trabalho bem interessante, que envolve vários autores sob o título “ Polinização e sucesso reprodutivo de candeia” uma espécie nativa da Serra do Espinhaço Meridional. Está sendo bem enriquecedor esse evento para mim, afirmou.

Gabriela, Professora da Produção Vegetal, uma das organizadoras do evento destacou o sucesso dessa primeira edição. “ Foram mais de 130 inscritos com mais de 78 resumos científicos enviados. “ ´Trata-se de um evento importante porque uniu  trabalhos nas áreas de Engenharia Florestal, Agronomia e Bioenergia.  Nós visamos especialmente, com esse evento, divulgar os resultados do programa MAI /DAÍ, destacou a professora.

 

O programa MAI/DAÍ

O I INOVAAGROFLORESTAL ocorreu dentro do Programa MAI/DAI da UFVJM. Trata-se de uma parceria inédita entre docentes da UFVJM e empresas público-privadas.

Segundo o CNPq, o Programa busca fomentar a pesquisa aplicada, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, apoiando projetos inovadores pela pesquisa acadêmica, além de promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica”. Fazem parte do Programa na UFVJM as empresas: Celulose Nipo-Brasileira – CENIBRA S.A.; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG; Souza e Cambos Confecções Ltda; Syngenta Florestas; Suzano Papel e Celulose; Embrapa Agroenergia e; Acrotech Sementes e Reflorestamento. Essas empresas custearão os planos de trabalhos das dissertações e teses vinculadas aos subprojetos, dentro do Programa.

Assim, o Programa MAI/DAI se consolida como a maior proposta de inovação em rede público-privada já formalizada na UFVJM. “Ao mesmo tempo em que garantimos investimento da iniciativa privada em nossas pesquisas, a proposta beneficia um grande número de discentes que terão seus trabalhos de conclusão em nível de graduação, mestrado e doutorado vinculados à inovação. Criaremos, assim, a maior interface entre academia e mercado de trabalho, numa proposta que alavanca o setor de produção agrário-florestal com a visão de preservação aos recursos naturais e retorno de investimentos à sociedade”, explica o coordenador professor José Barbosa dos Santos.

  O programa MAI/DAI, na UFVJM, apresenta, atualmente, os seguintes números:

- 03 Programas de Pós-Graduação vinculados: PPG em Biocombustíveis, PPG em Ciência Florestal e PPG em Produção Vegetal;

- Mais de 1,5 milhão de reais em bolsas, custeio e capital;

- 07 empresas parceiras: sendo do setor público: EPAMIG e EMBRAPA Agroenergia e do setor privado: Acrotech Sementes e Reflorestamento LTDA; Cenibra Nipo Brasileira S/A, Souza e Cambos Confecções LTDA; Syngenta e Suzano Papel e Celulose;

- 50 bolsistas: 07 doutorandos, 05 mestrandos, 38 graduandos bolsistas de Inovação Tecnológica e Industrial;

- 10 docentes orientadores e mais de 30 colaboradores