Notícias

UFVJM é contemplada com aporte financeiro de mais de um milhão de reais em Edital da FINEP para Tecnologias Assistivas

publicado: 30/06/2023 13h35, última modificação: 30/06/2023 14h29
A UFVJM se destaca com uma proposta de alto impacto e relevância, que contempla pessoas com deficiência


A Diretoria de Pesquisa da UFVJM (Dirpe/PRPPG) informa que o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT),  foi contemplado, no último dia 07 de Junho, com um aporte no valor de R$ 1.346.758,65 no Edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) voltado para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, com o projeto AUTOMAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE ÓRTESES E PRÓTESES PERSONALIZADAS PARA REDUÇÃO DE CUSTO E TEMPO DE PRODUÇÃO: UMA PARCERIA ENTRE A UFVJM E O CER DIAMANTINA: FabICT-CER

O edital, que tinha como objetivo fomentar projetos inovadores na área de tecnologia assistiva, recebeu um grande número de propostas de diversas instituições do país. A UFVJM se destacou com uma proposta de alto impacto e relevância, resultando na aprovação do seu projeto.

O local proposto para a execução do projeto é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, localizado no Campus II da cidade de Diamantina. O ICT, criado em 2009, é um instituto interdisciplinar onde professores de áreas diversas (Biologia, Química, Física, Ciências Humanas e das Engenharias) trabalham conjuntamente para a formação de Engenheiros e Bacharéis em Ciência e Tecnologia. Neste trabalho contínuo de formação são realizadas variadas e importantes atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão junto com os alunos de graduação e pós-graduação, que tem a capacidade de impactar a realidade da população da região de abrangência da UFVJM.

A aprovação de um projeto para a estruturação de laboratórios para desenvolver projetos na tecnologia assistiva permitirá contribuir de forma importante para a formação dos alunos do Instituto de Ciência e Tecnologia em uma área de grande relevância para o Brasil e com escassa formação de recursos humanos além de contribuir para a melhoria tecnológica do CER e de hospitais da região, com o intuito de poupar recursos e aumentar os atendimentos realizados, - prestar serviços no desenvolvimento de produtos de tecnologia assistiva na região, já que a UFVJM em Diamantina, é um dos poucos centros tecnológicos que existe na região em um raio de aproximadamente 200 km. A empresa existente no arranjo e que atuará com Interveniente Técnico é o Centro Especializado em Reabilitação de Diamantina (CER IV -Diamantina)

A equipe executora da UFVJM é formada por pesquisadores da área da engenharia mecânica, química, da ciência e tecnologia de materiais, da fisioterapia e da enfermagem. Esta equipe integra todas as especialidades necessárias para a execução do projeto proposto: bioengenharia, processos de fabricação, modelagem de sistemas mecânicos, análise, caracterização e prospecção de materiais, fisiologia, biomecânica e cuidados com pacientes. Sendo 10 doutores e um mestre.

O coordenador geral, Dr. Libardo Andrés González Torres, possui grande experiência na execução de projetos com equipes interdisciplinares (com profissionais de áreas técnicas e da saúde) aplicados em sua maioria a áreas da saúde, na orientação de alunos e técnicos em diferentes áreas. É especialista em bioengenharia no uso de modelos computacionais e experimentais para resolver problemas de relevância para as áreas da saúde. Tem experiência também com o trabalho com grupos de pesquisa de outros países (Colômbia, Espanha e Estados Unidos). Possui experiência na orientação de alunos, na elaboração de publicações científicas, no desenvolvimento de produtos de inovação tecnológica, e no depósito de patentes.

A conquista desse edital é um reconhecimento do potencial e da capacidade de transformação da nossa universidade.

As tecnologias assistivas têm o objetivo de promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Com o apoio da FINEP, a UFVJM poderá desenvolver soluções que atendam às necessidades específicas dessas pessoas, proporcionando autonomia, acessibilidade e igualdade de oportunidades.

Para o diretor de pesquisa da UFVJM, professor Wesley Santiago, “ a pesquisa e a inovação são fundamentais para o avanço científico e o desenvolvimento social, e essa conquista reflete o compromisso da UFVJM em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acessível”.